À medida que crescemos, a nossa perceção muda e por isso não surpreende que encontremos novos significados nos livros que relemos. Nesta estação, o Depositphotos pediu a artistas millennial para revisitarem alguns contos de fadas da sua infância e desafiarem as interpretações tradicionais.
Mensagens Escondidas da Literatura Infantil é um projeto que abrangeu nove livros populares de que os millennials gostavam quando eram crianças. A tarefa acabou por ser complicada: os artistas tiveram de recordar as suas experiências de infância e analisar os livros de uma perspetiva adulta.
Convidamos-vos a mergulhar nos mundos de J. R. Tolkien, Lewis Carroll, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros para conhecer as suas heroínas e heróis literários favoritos e aprender algumas lições de vida inesperadas.
1. O Hobbit de J. R. Tolkien
Mensagem escondida em O Hobbit: a viagem que empreendemos é a melhor prática de autoanálise. Em O Hobbit, Bilbo, apesar de toda a ambição e desejo pelo anel, mantém-se no caminho certo.
O Hobbit, ilustrado por Nadiia Rudenko
2. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry
Mensagem escondida em O Pequeno Príncipe: não deixe que o seu amor se torne tudo o que valoriza. Embora as relações românticas sejam essenciais, não devemos sacrificar o que somos pelo outro. O amor é comércio justo, não um monopólio!
O Pequeno Príncipe, ilustrado por Olia Aristova
3. A Árvore Generosa de Shel Silverstein
Mensagem escondida em A Árvore Generosa: para algumas pessoas, não somos amigos, somos recursos. Sim, esta poderia ser uma boa moral, mas também podemos vê-la como uma história comovente sobre altruísmo, que pode ser um conceito difícil de compreender em idades mais jovens.
A Árvore Generosa, ilustrado por Nathali Gurova
4. A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen
Mensagem escondida em A Pequena Sereia: é importante ser fiel a si mesmo. Caso contrário, as pessoas só nos conhecerão pela nossa “persona”. Este conto de fadas também pode ser um bom ponto de partida para introduzir o conceito de papéis de género e como são percebidos pelas crianças nos dias de hoje.
A Pequena Sereia, ilustrado por Anastasia Ivanova
5. O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnet
Mensagem escondida em O Jardim Secreto: qualquer pessoa pode curar as suas feridas adotando novos objetivos e trabalhando duramente para os concretizar. A história levanta a questão eterna de uma personagem rica e infeliz que acabará por perceber o verdadeiro valor das coisas simples e não materiais.
O Jardim Secreto, ilustrado por Nadiia Rudenko
6. Peter Pan em Kensington Gardens de J. M. Barrie
Mensagem escondida em Peter Pan em Kensington Gardens: ao fugir da idade adulta, foge da vida. Outra conclusão poderá ser que as crianças precisam de um equilíbrio entre sonho, utopia e “anarquia”, mas também de um terreno seguro, de uma mão amiga. Assim, a infância e a idade adulta podem coexistir pacificamente, sem se sentirem presas no passado ou com medo de avançar em direção ao futuro.
Peter Pan, ilustrado por Polina Udod
7. Pipi das Meias Altas de Astrid Lindgren
Mensagem escondida na série Pipi das Meias Altas: a solidão é algo que muitas vezes nos move para a frente e nos torna fortes. Pipi é também um modelo para raparigas que rejeitaram os estereótipos de raparigas como seres frágeis e dependentes. Finalmente, encarna o sonho de todas as crianças de independência e liberdade dos pais…
Pipi das Meias Altas, ilustrado por Nika Kurilenko
8. Mary Poppins de P. L. Travers
Pergunta escondida na série Mary Poppins: Mary Poppins seria capaz de concluir todas as suas tarefas sem magia? Talvez sim, talvez não, e talvez a magia seja simplesmente uma metáfora para a capacidade de entender e cativar crianças sem regras e orientações rígidas.
Mary Poppins, ilustrado por Tetiana Yefremova
9. Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll
Mensagem escondida em Alice no País das Maravilhas: às vezes, tudo o que precisamos é de uma boa sesta. E sermos transportadas/os por sonhos e segredos escondidos, ao mesmo tempo que os equilibramos com a realidade, simples, mas inescapável. Ou poderemos perder as nossas cabeças…!
Alice no País das Maravilhas, ilustrado por Pavlo Bestuzhev
Explore mais ilustrações na página oficial do projeto: Mensagens Escondidas na Literatura Infantil no blogue Depositphotos.
***