Foi divulgado esta tarde o plano de vacinação contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade. António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, anunciou que o processo arranca no fim-de-semana de 18 e 19 de dezembro.
A partir da próxima segunda-feira, dia 13, abre o processo de autoagendamento para que os pais possam inscrever as crianças para a vacinação. Crianças com comorbilidades serão prioritárias, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica. Para serem vacinadas, basta que se dirijam aos centros de vacinação.
Nos dias destinados à vacinação de crianças, os centros não vão vacinar adultos. O grupo etário dos 0 aos 9 anos é o mais afetado nos casos de infeção por Covid-19. Segundo Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, as crianças que já tenham sido infetadas poderão ser vacinadas três meses depois do diagnóstico da doença.
Graça Freitas avançou também que foi tomada a decisão de divulgar o parecer da vacinação, depois o documento ter estado em sigílio. Graça Freitas sublinhou ainda que a única prioridade que foi tida em conta durante o processo foi o bem-estar físico e social das crianças, e não os eventuais benefícios para o resto da sociedade.
Consulte o calendário:
- No fim de semana 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinas algumas de 9.
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 7 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
Pode rever a conferência de imprensa da DGS aqui.
10 de dezembro 2021