A partir desta segunda-feira fica disponível o autoagendamento da vacinação para crianças entre os 5 e os 11 anos. No próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de dezembro, vão ser vacinadas as crianças de 10 e 11 anos.
Na passada sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde anunciou que esta segunda-feira serão abertas as marcações online para esta faixa etária, com o Governo a prever a imunização de mais de 600 mil crianças até meados de março.
Foi anunciado também que as crianças que sofram de comorbilidades terão prioridade na vacinação, independentemente da idade, precisando de apresentar prescrição médica. Este grupo de menores só tem de se dirigir aos centros de vacinação para receber a primeira dose da vacina pediátrica da BioNTech/Pfizer.
Para as restantes, foi concebido um calendário, que prevê, durante o próximo fim-de-semana a inoculação das crianças mais velhas. Depois do próximo final de semana, as crianças entre os 7 e os 9 anos serão vacinadas entre 6 e 9 de janeiro, as de 6/7 anos a 15 e 16 de janeiro, e entre 22 e 23 de janeiro, as mais pequenas, de 56 anos.
O Governo estima que entre. 5de fevereiro e 13 de março sejam administradas as segundas doses. Durante os períodos de vacinação de crianças não será vacinado nenhum adulto.
As doses pediátricas chegaram hoje a Portugal e no continente, serão armazenadas em Montemor-o-Velho até à distribuição nacional. Na Madeira, a vacinação de crianças arranca amanhã.
A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) provou no parecer que no pior cenário de evolução da pandemia, as vacinas podem evitar até 27 mil infeções, 147 hospitalizações, 16 internamentos em cuidados intensivos e 15 casos de Síndrome Inflamatório Multissistémico entre as crianças dos 5 aos 11 anos, até à primavera de 2022.
13 de dezembro 2021