A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o St. Jude Children’s Hospital, nos Estados Unidos da America, assumiram o maior compromisso financeiro de sempre no fornecimento de medicamentos para tratar crianças com cancro, nos países de baixo a médio rendimentos.
A este compromisso não está associado nenhum governo, nenhuma outra organização ou celebridade. Estamos perante cerca de 200 milhões de dólares para tratar crianças com cancro, que vão chegar a 50 países com a coordenação da Organização Mundial de Saúde. A OMS vai distribuir os medicamentos essenciais de acordo com as necessidades.
Segundo a notícia avançada em Portugal pela TSF, João Bragança, presidente da Acreditar e da Childhood Cancer International, referiu, desde Genebra, este ter sido uma iniciativa que nasceu a partir do encontro de duas pessoas num café de Istambul, na Turquia. Estas duas pessoas eram um gestor hospitalar e um responsável da OMS.
O St. Jude Children’s Research Hospital, uma instituição pediátrica norte-americana já bastante reconhecida, angariou 200 milhões de dólares que irão ser gastos naquilo que a OMS definiu como medicamentos essenciais para o cancro pediátrico.
Segundo João Bragança, “são medicamentos que tratam alguns tipos de cancro e também medicamentos para crianças que não irão sobreviver e que não devem morrer em sofrimento”. O responsável da acreditar explica que os medicamentos irão chegando ao destino ao longo dos próximos seis anos, depois de “um projeto-piloto com 12 países”, para selecionar governos e parceiros locais credíveis, “se tudo correr como previsto avança-se depois para 50 países”.
A OMS estima que cerca de 400 mil crianças são afetadas pelo cancro pediátrico, todos os anos, em todo o mundo. Nos países mais pobres, 80% dessas crianças acabam por sucumbir à doença, enquanto que na Europa 80% é a percentagem dos que sobrevivem.
A falta de estruturas, de profissionais de saúde, de conhecimentos, bem como o problema do diagnóstico tardio têm o seu peso, mas nada é tão determinante como o acesso a medicamentos.
14 de dezembro 2021