A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou no passado sábado, Dia Internacional do Migrante, uma campanha de emergência para a recolha de fundos destinados a comprar agasalhos e roupas quentes para dezenas de milhar de crianças migrantes e refugiadas.
A campanha foi anunciada através de um comunicado emitido pela própria UNICEF, com o objetivo de também suprir outras necessidades fundamentais para o desenvolvimento das crianças. A contribuição de cada um está destinada a fornecer kits de inverno para bebés, crianças e adolescentes que incluem roupas quentes, botas, gorros, luvas, meias de lã e outras peças de roupa.
A UNICEF sublinha que o inverno agrava as condições de crianças nos campos de refugiados e migrantes. A diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori sublinha que “a realidade destas crianças e jovens é muito dura. Temos de fazer tudo para evitar lesões e mortes causadas pelo frio.”
O Fundo das Nações Unidas para a Infância refere que todas as crianças migrantes são vulneráveis a abusos “e outras formas graves de violência durante e após as suas viagens, e as não-acompanhadas enfrentam riscos acrescidos de exploração às mãos de contrabandistas e traficantes de pessoas”.
A UNICEF estima que morre mais do que uma criança todos os dias, na rota do Mediterrâneo Central, entre o Norte de África e Itália. Dos praticamente 100 mil refugiados que usam esta rota, 15% são menores. A maioria das crianças que viajam do Médio Oriente para a Grécia através do Mediterrâneo oriental vêm de três países: Síria (54%), Iraque (27%) e Afeganistão (19%).
Das pessoas que fugiram da guerra civil na Síria, mais de três milhões vivem na Turquia, em comunidades de acolhimento, frequentemente assoladas pela pobreza, e centenas de milhares de crianças refugiadas sírias estão fora da escola.
Entre Janeiro e Agosto de 2021, 472 mil refugiados e migrantes, número que inclui 110 mil crianças, procuraram refúgio na Europa. Uma tendência que a UNICEF estima que continuará em 2022, razão pela qual reitera que crianças em movimento, particularmente as 10 mil crianças não-acompanhadas e separadas das suas famílias, precisam de cuidados e ajuda urgente.
Para contribuir, pode aceder ao site da campanha.
20 de dezembro 2021