A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai levar a cabo uma investigação que envolve mil crianças de 25 escolas do concelho de Matosinhos, para avaliar o impacto da Covid-19 no desenvolvimento físico das crianças.
O apoio conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, que apelida o projeto de “inédito”. A investigação vai ter a duração de três anos, arrancando já durante este ano letivo. Segundo comunicado do município: “o REACT – De volta à Ação, será realizado com base numa amostra de 1.000 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, com idades entre os 6 e os 10 anos, oriundos de 25 escolas do concelho de Matosinhos”.
A parceria estabelecida entre o Município de Matosinhos e a FADEUP visa também um acordo de cooperação para a posterior formação no desenvolvimento físico das crianças das escolas do concelho, “que venham colmatar falhas e contrariar tendências adquiridas com a pandemia”.
As instituições vão investigar questões relacionadas com o sedentarismo e crianção de novos hábitos durante o período de tempo marcado pela pandemia de Covid-19.
Segundo o comunicado da Câmara, citado pelo Jornal Observador, “o projeto, que se iniciará no presente ano letivo e terá uma duração de três anos, terminando no ano letivo 2023-2024, inscreve-se num plano alargado de estudos sobre o crescimento físico, desenvolvimento motor e comportamento de saúde das crianças e jovens, numa perspetiva de investigação nas áreas de auxologia, do desenvolvimento motor e da epidemiologia da atividade física em curso no Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) da FADEUP”.
A investigação vai permitir perceber de que forma é que os mais novos foram afetados pela pandemia e apoiar famílias e educadores para que possam dotar as crianças de ferramentas para a elaboração de um plano de ação que se foque na correção e contradição destes problemas.
29 de dezembro 2021