A entrega antecipada de vacinas de dose pediátrica permitiu abrir o agendamento da vacinação para crianças entre os 5 e 6 anos. Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, Portugal vai receber o dobro das vacinas pediátricas de que estava à espera em janeiro.
Em declarações à TSF, António Lacerda Sales afirmou que “recebemos, antes desse primeiro fim de semana, cerca de 300 mil vacinas e tínhamos planeado receber no mês de janeiro cerca de 460 mil vacinas, com mais ou menos cem mil vacinas por semana.”
“Entretanto foram antecipadas entregas de vacinas e, durante o mês de janeiro, vamos receber cerca de 804 mil doses, o que dá para vacinar mais crianças em menos tempo. Por isso mesmo tivemos a condensação do plano, pretendendo vacinar nestes dias – 6, 7, 8 e 9 de janeiro – o maior número possível de crianças, dos cinco aos 11 anos”.
A marcação para a toma da vacina contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e 11 anos está disponível através do portal do auto-agendamento para o período de 6 a 9 de janeiro. Este será o segundo período dedicado exclusivamente à vacinação pediátrica.
Recorde o calendário:
- A 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e 5 anos.
- A 15 e 16 de janeiro os meninos e meninas entre os 6 e 7 anos de idade ainda não vacinados.
- A 22 e 23 e janeiro as crianças com 5 anos ainda não vacinadas.
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses da vacina para a Covid-19, sendo que o período recomendado entre primeira e segunda dose desta vacina pediátrica é de seis a oito semanas.
30 de dezembro 2021