Vão ser lançados, no final de janeiro, os StoryPhones, uns headphones para crianças, que reproduzem audiolivros através de uma tecnologia proprietária que consiste em ler pequenos discos magnéticos que podem ser acoplados nas suas laterais exteriores.
Os StoryPhones vão ser lançados pela empresa Onanoff, uma empresa de Hong Kong, com o principal objetivo de contar histórias a crianças sem ser necessária a exposição a ecrãs. Os StoryPhones têm uma autonomia de 20 horas de funcionamento, suporta ligações por fio e bluetooth e conta com 64 MB de memória, o suficiente para cerca de 90 minutos de conteúdo.
Os headphones vão precisar de um dispositivo para trabalhar, mas este pode ser o de pais ou professores. Ligam por bluetooth ao smartphone de um adulto com ligação à Internet. Depois basta colocar o disco magnético na lateral dos headphones, para que estes desxcarreguem a história correspondente e a armazenem na memória interna.
Depois de uma história estar armazenada, as crianças podem aceder-lhes sempre que quiserem, sem que seja necessário o acesso à Internet. A ligação online só é necessária para descarregar histórias novas.
Para o lançamento, a Onanoff estabeleceu uma parceria com a Disney para criar uma coleção inicial de histórias. Neste lançamento inicial de discos, chamados de StoryShields, incluem-se, por exemplo, A Bela e o Monstro, Frozen ou Monstros & Companhia. Um StoryShield está incluído na compra de uns StoryPhones e os outros podem ser adquiridos à parte. No futuro existirão outras histórias de estúdios diferentes.
Os Onanoff StoryPhones vão ser vendidos por cerca de 100 dólares a partir do final deste mês de janeiro. Nesta primeira fase, existirão dois modelos disponíveis. Os headphones têm um volume limite de 85dB, mas isto pode ser contornado com uma password que lhe permitirá aumentar a fasquia para 94dB.
Imagem: StoryPhones/DR
11 de janeiro 2021