As recém-mamãs e os bebés já podem ter acompanhante durante a noite, no Hospital de São João, no Porto. Esta medida, muito desejada, foi anunciada no início desta semana.
O anúncio desta medida, feito na passada segunda-feira, Dia dos Namorados, foi quase feito de propósito para o dia. As recém-mamãs que tenham dado à luz no Hospital de São João, passam a poder contar com a presença do acompanhante durante 24 horas por dia. A ideia é dar maior conforto às mães e fortalecer o vínculo parental.
A CNN Portugal falou com responsáveis do serviço, que destacaram a importância da presença do acompanhante junto da mulher, seja o pai da criança ou outra pessoa significativa na vida da parturiente. O desenvolvimento de competências parentais e o processo de vinculação com o bebé saem reforçados com esta medida.
Este momento, bastante esperado pelas pacientes e pelos profissionais do hospital, já que este é um dos momentos mais significativos e que representa mais mudanças na vida dos casais. Até esta mudança, os pais só poderiam visitar as mães e os bebés entre as 11 e as 23 horas.
As famílias podem agora estar juntas durante o internamento no Serviço de Obstetrícia. A maior parte dos hospitais públicos já tem esta medida implantada.
17 de fevereiro 2022