A Agência Europeia do Medicamento (EMA), autorizou a administração de vacinas contra a Covid-19 da Moderna, em crianças entre os 6 e os 11 anos. Foi também recomendada pelo regulador europeu a dose de reforço da vacina da Pfizer/BioNTech para as crianças com mais de 12 anos.
Marco Cavaleri, diretor da EMA, afirmou em conferência de imprensa que a vacina da Moderna será administrada a crianças até aos 11 anos em metade da quantidade que os adolescentes e adultos recebem. A vacina da Moderna também está autorizada para servir como dose de reforço para pessoas que foram injetadas com outras vacinas.
Cavaleri referiu também que “não foi identificado nenhum novo sinal” relativamente à segurança da Pfizer/BioNTech como terceira dose para crianças a partir dos 12 anos, remetendo para dados relativos a mais de 400.000 crianças inoculadas pela terceira vez em países como Israel ou Estados Unidos.
Na análise deste estudo, foram procurados especialmente casos de inflamações de coração, um dos efeitos ecundários mais apontados à vacina da Pfizer.
Ainda segundo o diretor Marco Cavaleri, a EMA não está a recomendar uma segunda dose de reforçp à população mais idosa. Apesar de alguns países europeus terem arrancado com esta administração, a Agência Europeia do Medicamento não o recomenda, por não existirem provas suficientes que determinem a necessidade deste segundo reforço.
Os contágios por SARS-CoV-2 têm vindo a diminuir consideravelmente, mas é esperado que com o êxodo da população ucraniana, devido ao confronto com a Rússia, os casos de contágio possam voltar a subir.
Durante o passado fim-de-semana foram vacinadas cerca de 93 mil crianças entre os 5 e os 11 anos, contra a Covid-19. O Ministério da Saúde, em nota enviada às redações, refere que além das crianças que já tinham marcação agendada para os dias 26 e 27 de fevereiro, foi também permitido vacinar os menores da faixa etária que não tinham feito agendamento.
Estas 93 mil crianças juntam-se aos cerca de 84 mil menores desta faixa etária que já têm a vacinação completa.
4 de março 2022