Desejos maternos durante a gravidez podem afetar o metabolismo dos fetos e estar na origem de problemas após o nascimento como o aumento de peso ou distúrbios alimentares. Foi esta a conclusão de uma investigação que decorreu em Espanha.
Esta investigação, conduzida pelos cientistas Marc Claret e Roberta Haddad-Tóvolli, pretendeu analisar os vários estados de gestação do ser humano e tentar perceber que mecanismos neurológicos estão na origem dos desejos durante a gravidez, de refeições ou alimentos específicos.
Os estudos foram realizados em ratos fêmea, e concluíram que, tanto os animais como as mulheres, tornam-se mais sensíveis, sentindo uma necessidade superior para consumir produtos doces e calóricos nesta fase da vida. Durante os nove meses de gestação, o cérebro sofre alterações nas conexões funcionais, nos centros gustativos e no desenvolvimento dos sensorio-motores.
Segundo um dos investigadores, Marc Claret, professore da Universidade de Barcelona, em declarações ao jornal El País, “a gravidez provoca uma reorganização completa dos circuitos neurológicos, o que provoca uma ansiedade por comida que só desaparece depois de saciada. Os investigadores também quiseram explorar as consequências que todo este processo tem nos fetos.
Os desejos durante a gravidez podem ter consequências futuras, e afetar o metabolismo das crianças durante a sua vida. “Estes resultados são surpreendentes porque a maioria dos estudos analisava apenas a relação dos hábitos alimentares das gestantes, como a obesidade, a falta de nutrição, o stress, e o impacto que estes tinham para os bebés. Mas agora conseguimos provar que os desejos, mesmo que raros, aumentam a vulnerabilidade psicológica e metabólica da descendência”.
O estudo foi conduzido pelo Institut d’Investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer (IDIBAPS), uma organização sediada em Barcelona. Os investigadores planeiam agora, numa próxima fase, desenvolver novas técnicas para assegurar uma adequada nutrição pré-natal de forma a prevenir possíveis doenças.
12 de abril 2022