Há um novo reality show da Netflix, de origem japonesa, que está a dar que falar. “Old Enough”, em português, numa tradução literal “Suficientemente Crescidos”, tem como premissa deixar que crianças a partir dos dois anos de idade sejam independentes e andem sozinhas na rua.
As crianças participantes no reality show “Old Enough”, saem de casa, apanham transportes e fazem compras no supermercado e outros recados, a pedido dos pais. O programa tem sido um sucesso na televisão japonesa e a primeira temporada, filmada em 2013, está agora disponível no catálogo da Netflix.
Cada episódio é focado numa criança, que percorre a cidade a fazer vários recados, como ir ao supermercado, à farmácia e a frequentar outros serviços, sendo que se deslocam paea os locais a pé, completamente sozinhos, acompanhados a uma certa distância pela equipa de filmagens.
O primeiro episódio desta série tem como protagonista o pequeno Hiroki, de apenas 2 anos, que segue sozinho durante um quilómetro à beira de uma estrada, com vários carros a passar. A criança leva dinheiro no bolso e a missão de ir au supermercado a pedido da mãe.
Especialistas em questões da infância já foram abordados por vários meios de comunicação. Em entrevista ao Insider, Tanith Carey, autora de livros sobre paternidade, demonstra algumas preocupações acerca do programa.
“Eu apoio amplamente a ideia de que as crianças devem ser ensinadas a fazer mais por si mesmas. Quando as crianças se sentem confiantes, isso aumenta a autoestima. Mas, e este é um grande ‘mas’, as tarefas que os adultos lhes pedem para realizar têm que ser apropriadas para o seu desenvolvimento”, defendeu.
Esta autora considera que o programa erra ao fazer crianças pequenas fazer “figuras divertidas”.
Já outros profissionais, como Lenore Skenazy, presidente da Let Grow, uma ONG que defende a independência infantil e que afirma que é bom ligar a televisão e ver um “programa onde as crianças fazem recados e são felizes e bem-sucedidas”, em vez de séries policiais ou médicas em que são sequestradas e onde estão doentes.
Um programa que promete continuar a dar que falar nas próximas semanas.
13 de abril 2022
Imagem: Netflix