Arranca esta semana a 2ª edição do The Healthy Childhood Challenge, uma iniciativa promovida pela empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, em colaboração com a UNICEF. Esta iniciativa é focada no financiamento e apoio de ideias que promovam ambientes saudáveis para o desenvolvimento de crianças no mundo inteiro.
O projeto The Healthy Childhood Challenge propõe que comunidades, ONGs (organizações sem fins lucrativos), instituições de ensino e saúde, e organismos públicos, apresentem ideias que promovam ambientes de crescimento e desenvolvimento saudáveis para todas as crianças, ajudando a reduzir as desigualdades a nível da saúde.
Segundo comunicado enviado às redações, o intuito desta edição é aumentar a “probabilidade de as crianças estarem bem nutridas, ativas e mentalmente sãs nos ambientes em que vivem”. As três melhores ideias candidatas vão ser financiadas com cerca de 92 mil euros cada.
Para a 2ª edição, o foco é a infância e prevenção de doenças crónicas. A organização do desafio defende que uma saúde deficiente numa idade mais jovem, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças, mesmo as nãos transmissíveis, como é o caso da obesidade. Apesar de a prevalência do excesso de peso e da obesidade infantil ter baixado em todas as regiões do país, entre os anos de 2008 e 2019, o problema ainda atinge 30% das crianças portuguesas.
A iniciativa, promovida a nível global, vai incluir duas rondas de seleção para o projeto vencedor. A primeira acontece em julho, altura em que serão selecionados os 10 projetos finalistas. A seleção final, em outubro, define os três vencedores que serão anunciados no mês de novembro. O financiamento atribuído a cada uma das ideias vencedoras, é de 92 mil euros.
Na 1ª edição da iniciativa, The Healthy Food Challenge, uma das três ideias vencedoras foi o projeto português Food from the Block.
3 de maio 2022