Aprender uma nova língua ajuda a estimular a curiosidade das crianças, tornando-as mais recetivas a outras aprendizagens, e melhora o desenvolvimento cognitivo, o que é uma grande vantagem para o desempenho escolar. Para além disso, as crianças que aprendem um segundo idioma, tendem a mostrar mais empatia pelos outros, enquanto que as permite abraçar novas culturas e experiências.
Sabia que os cérebros das crianças estão programados para aprender novas línguas? Recentes investigações comprovaram que as crianças conseguem identificar e processar diferentes línguas mesmo antes de dizerem a primeira palavra, pois começam a construir representações sonoras para os idiomas durante o primeiro ano de vida.
Os mais pequenos utilizam a área motora mais profunda do cérebro, responsável pelas ações inconscientes, para absorver novas línguas. Por isso, nesta fase inicial, a língua é aprendida mais rapidamente.
Crianças aprendem novas línguas da mesma forma como adultos decoram as letras e ritmo de músicas
Comparativamente aos adultos, as crianças, em vez de estudarem, aprendem novas línguas ao serem expostas a ambientes multilingues. É através da audição que absorvem a língua, adquirindo, assim, de forma inconsciente e natural, o novo idioma.
Basta pensar na forma como decoramos algumas músicas. Quando ouvimos uma canção várias vezes, rapidamente aprendemos a letra e o ritmo. E, muitas vezes, acabamos mesmo por ficar com a música dentro da nossa cabeça… A isto se chama aprendizagem insconsciente. É assim que as crianças aprendem as línguas, absorvendo, passivamente, a informação.
Por outro lado, quando nos sentamos à secretária para estudar para um exame, por exemplo, estamos a fazer um esforço consciente. Mesmo que nos esforcemos imenso para aprender uma nova língua, este método não é tão fácil como receber a informação de forma passiva, sem esforço.
Línguas são aprendidas de forma inconsciente
Por outras palavras, as crianças podem falar outra língua sem, realmente, pensarem nisso. É por isso que, muitas vezes, até parece que aprendem novas palavras ou expressões sem grande esforço.
Uma outra razão óbvia para as crianças aprenderem facilmente novas línguas relaciona-se com a fraca autoconsciência. Os pequenos não têm medo de cometer erros ou de pronunciar mal as palavras, ainda não desenvolveram quaisquer atitudes negativas sobre a aprendizagem de uma segunda língua e têm até mesmo orgulho em praticar em voz alta.
Aprender línguas é mais eficiente nos primeiros anos de vida da criança
Para além disso, as crianças apresentem uma grande vantagem cognitiva, uma vez que, à medida que o cérebro se desenvolve, conseguem formar conexões neurais a um ritmo muito rápido, maximizando a aprendizagem.
Após os 12 meses, a capacidade de aprendizagem do cérebro começa a diminuir. À medida que o bebé vai absorvendo conversas e se vai familiarizando com o som da língua que os seus pais e familiares falam, o cérebro começa, lentamente, a perder a capacidade de reconhecer os sons de outras línguas.
Como tal, é importante tirar o maior proveito da capacidade cognitiva do seu filho nesta fase. Quanto mais cedo a criança aprender uma nova língua, maior a probabilidade de a vir a falar como um nativo.
Apesar de haver uma maior facilidade por parte das crianças na aprendizagem de um novo idioma, a verdade é que os adultos têm maior capacidade para uma aprendizagem mais complexa e intelectual.