Segundo um relatório da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), as crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis. A principal razão para esta afirmação está relacionada com problemas com as condições de habitação.
O documento foi elaborado pelo Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF e coloca Portugal em terceiro lugar, entre 39 países, no que diz respeito ao desempenho geral de indicadores ambientais. No entanto, no que diz respeito às condições ambientais para as crianças em particular, como poluição do ar e da água, ou presença de chumbo no sangue, Portugal cai para 25º lugar.
A conclusão é que 8% das crianças portuguesas vivem em locais com problemas graves, em vez de casas saudáveis. Cerca de 35% das famílias pobres com crianças, reportaram dificuldade em manter as casas aquecidas, e 25% das famílias são afetadas pelo ruído e pela poluição sonora.
Segundo o mesmo relatório, uma em cada dez famílias pobres com crianças vivem em habitações com pouca luz natural, e uma em cada cinco crianças está exposta a humidade e bolor em casa. A análise incluiu 39 países da OCDE e da União Europeia. Foram analisados diferentes critérios como pesticidas, geração de resíduos, humidade doméstica e acesso à luz natural.
O documento salienta que mesmo em países ricos, as casas e ambientes saudáveis não são uma garantia, com mais de 20 milhões de crianças a acusarem níveis elevados de chumbo no sangue. O ambiente saudável em países como a Finlândia, Islândia ou Noruega só é possível através de sistemas com um enorme impacto no planeta em termos de consumo, emissão de gases de carbono e produção de lixo eletrónico, que pode vir a impactar crianças noutras partes do planeta.
Mais de metade dos jovens portugueses inquiridos revela sentimentos de traição pelo governo no que toca à crise climática e cerca de um terço revela que pensa não ter filhos por causa das mudanças climáticas. Os jovens revelam-se conscientes acerca destes problemas, com 30% dos jovens entre os 16 e os 25 anos a revelarem extrema preocupação.
25 de maio 2022