O Ministério da Educação levou a cabo um estudo sobre as provas de aferição do ensino básico, feitas em 2021, nos 2º, 5º e 8º anos. Algumas das fragilidades identificadas estão na matemática e no ensino de línguas entrangeiras.
O documento contou com as respostas de cerca de 50 mil alunos que realizaram estas provas de aferição durante o ano passado. No 2º ano do ensino básico, as principais fragilidades revelaram-se em Português e Estudo do Meio, com os alunos a revelar dificuldades em dintetizar partes de texto e fundamentar raciocínios.
Foram apontadas algumas dificuldades em compreender e executar a reciclagem de materiais. No mesmo ano, em Matemática, os alunos revelam dificuldades na leitura e interpretação de gráficos de barras, ou em compreender o sinal de igual numa relação de equivalência,
Segundo o documento complicado pelo Ministério da Educação, no 5º ano de escolaridade, os alunos demonstraram dificuldades na disciplina de Inglês, em compreender a informação introduzida pela palavra “but”.
Em Português, foram evidenciadas dificuldades na identificação de temáticas a serem discutidas. Notaram-se também dificuldades na síntese, reconstituição e reorganização de informações de um texto.
Nas provas de aferição do 8º ano, os alunos revelaram fragilidades na aplicação de tempos verbais na disciplina de Inglês, assim como na compreensão do conceito de média e resolução de problemas que envolvam esta noção, bem como na resolução de equações de 1º grau com uma incógnita, na Matemática.
O documento contribui com váruas sugestões de estratégias e atividades a desenvolver, para reduzir as dificuldades identificadas.
Em março, o então Ministro da Educação anunciou medidas excecionais para os processos de avaliação nas escolas, neste ano letivo, tendo em conta que foi mais um a decorrer sobre a influência e constrangimentos da pandemia. As autoridades governativas revelam preocupação com as consequências das paragens escolares.
1 de junho 2022