O cálcio na gravidez é essencial para a normal formação dos ossos e dos dentes do bebé, para o saudável desenvolvimento do seu coração e ritmo cardíaco, nervos, músculos e fatores de coagulação sanguínea. Por outro lado, o corpo materno também precisa de cálcio na gravidez para satisfazer as suas próprias necessidades.
Cálcio na gravidez
Minerais como o ferro, o zinco, o cálcio e o ácido fólico são essenciais durante a gravidez quer para a saúde da mãe quer para o desenvolvimento do bebé. Uma vez que o bebé recebe todos os nutrientes de que necessita para se desenvolver através do corpo materno, a alimentação da mãe deve ser especialmente cuidadosa nesta fase da vida.
Importância do cálcio na gravidez
Cerca de 99% do cálcio do corpo é armazenado nos ossos, mas também pode ser encontrado nas células (sobretudo células musculares) e no sangue. O cálcio é essencial para várias funções do organismo:
- Formação dos ossos e dentes;
- Contração muscular;
- Normal funcionamento de várias enzimas;
- Coagulação sanguínea;
- Ritmo cardíaco normal.
No 1º e no 2º trimestres de gravidez, o corpo da grávida armazena mais cálcio nos ossos, transferindo-o para o bebé no 3º trimestre, fase de grande ganho de peso e de acumulação de reservas de gordura pelo bebé.
Se a dieta da mãe for pobre em cálcio, o bebé irá cobrir as suas necessidades retirando-o dos ossos maternos, o que poderá dar origem a deficiência de cálcio no corpo da mãe mais tarde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a suplementação de cálcio durante a gravidez pode também contribuir para prevenir distúrbios hipertensivos e problemas relacionados com a tensão arterial alta.
Como potenciar a absorção natural de cálcio?
A vitamina D funciona como uma hormona, que atua em vários locais no organismo e desempenha um importante papel na manutenção da saúde óssea, na mineralização, crescimento e remodelação normal dos ossos e no aumento da absorção do cálcio.
Combinar alimentos para melhorar a absorção dos nutrientes
A forma como se combina os alimentos pode facilitar ou não a absorção de certos nutrientes sendo esta nota particularmente relevante nas grávidas vegetarianas.
Uma vez que o cálcio inibe a absorção de ferro (veja Como tratar a deficiência de ferro na gravidez), a ingestão de alimentos riscos em cálcio com alimentos ricos em ferro ou a toma de suplementos de cálcio e de ferro deve ser separada por pelo menos 2 horas para que o organismo consiga absorver o máximo de cada uma das substâncias.
Assim, alimentos como iogurtes, sobremesas lácteas, pudim, leite ou queijo não devem ser combinados com alimentos ricos em ferro (brócolos, frango, pão integral, feijão, grão-de-bico). Da mesma forma, a suplementação de cálcio e de ferro deve respeitar o mesmo intervalo de horas.
Fontes naturais de cálcio e vitamina D
O cálcio e a vitamina D (veja Sintomas de carência de vitamina D na gravidez) podem ser obtidos através de uma alimentação saudável e de 15 minutos diários de exposição ao sol.
O exercício físico na gravidez e uma vida ativa são estilos de vida que contribuem significativamente para o bem-estar geral, para um sono mais reparador e para a saúde dos ossos e manutenção do normal funcionamento de todos os sistemas do organismo.
Atividades leves e de baixo impacto como a hidroginástica, relaxamento, pilates, ioga ou alongamentos, são recomendadas. Contudo, antes de iniciar o seu plano de exercício físico, fale com o seu médico.
Quantidade de cálcio necessária na gravidez
A dose diária recomendada de cálcio na gravidez é de 1000 mg por dia.
Valores de tabela de alimentos ricos em cálcio
- Queijo do tipo flamengo, 30% gordura: 850mg por 100g
- Couve galega cozida: 264mg por 100g
- Iogurte sólido aromatizado e meio gordo: 130mg por 100g
- Tofu: 128mg por 100g
- Iogurte sólido natural e meio gordo: 118mg por 100g
- Pão de centeio integral: 115mg por 100g
- Leite de vaca UHT magro: 114mg por 100g
- Leite de vaca UHT meio gordo: 112mg por 100g
- Leite de vaca UHT gordo: 109mg por 100g
- Iogurte líquido aromatizado e meio gordo: 105mg por 100g
- Salmão grelhado: 68mg por 100g
- Sardinha grelhada “meio gorda”: 67mg por 100g
As grávidas devem tomar suplemento de cálcio?
A necessidade de suplementação de cálcio na gravidez, ou de qualquer outro nutriente, só pode ser devidamente avaliada pelo médico que acompanha o pré-natal.
A suplementação desnecessária de cálcio também tem consequências negativas para o organismo como o risco aumentado para pedra nos rins, calcificação dos vasos sanguíneos, trombose, prisão de ventre, entre outras.
Os multivitamínicos formulados para grávidas também incluem cálcio. Contudo, e mesmo sendo de venda livre, devem ser indicados pelo médico ou pelo obstetra.