O impacto das mudanças trazidas por um novo bebé deve ser positivo, mas as mudanças podem facilmente tornar-se num pesadelo e o ambiente tornar-se negativo e nocivo para cada elemento da família. Ser prático é fundamental e com esse pragmatismo vem a gestão do tempo.
Gestão do tempo com a chegada do bebé
As 24 horas do dia vão sempre parecer poucas, quer seja pai/mãe pela primeira vez ou já tenham uma prole maior. Não se sobrecarregue e reconheça as suas limitações quanto ao que consegue fazer num determinado período de tempo.
Pense, em primeiro lugar, que papeis está a desempenhar: mãe / pai, esposa / marido, profissional, mulher / homem, e estabeleça prioridades.
Na chegada a casa da maternidade, nos primeiros dias e meses, a prioridade da família é o bebé e ele vai influenciar a dinâmica de toda a família. Com o tempo e o seu desenvolvimento, o bebé vai-se tornando mais autónomo e menos dependente da atenção constante dos pais.
Contudo, no início, esperar e aceitar que o relógio biológico do bebé vai ser dominante é um bom princípio quando pai e mãe definirem os seus papéis e prioridades, e a organização das tarefas do lar.
Depois disso vem o regresso ao trabalho, e também a rotina e estrutura mais parecida com a que a família conhecia antes da chegada do bebé, em especial quando há mais filhos.
Agora mais do que nunca deve parar para pensar. Defina para si o que espera de si, e partilhe ao seu núcleo familiar e amigos o que espera deles. Inicie o diálogo antes que o conflito surja. Seja flexível e ouça, mas saiba dizer não.
Fazer listas ajuda, mas facilmente se podem tornar listas negras que nos podem passar uma sensação de incompetência e inadequação. Por isso se as fizer, dê-lhes estrutura e faça com que reflitam as suas prioridades e objetivos. Administrar o tempo é fazer primeiro o que é importante antes que se torne urgente.
5 Dicas para organizar o seu tempo
1. Não perca os seus objetivos diários de vista.
2. Seja organizada mantendo sítios certos para tudo. Discuta esta estratégia – e outras de economia de tempo – com a sua família para que seja uma rotina para todos e de todos.
3. Organize o seu dia de acordo com as suas prioridades.
4. Delegue. Não tente ser super mulher / homem. Aceite a ajuda oferecida por familiares e amigos e delegue tarefas que não têm que ser feitas por si.
5. E mais uma vez, cuide de si e da sua saúde para que esteja fisicamente apta para a maratona que o seu dia pode parecer. Não se esqueça de fazer coisas de que gosta e que lhe dão prazer e satisfação. Pai e mãe, façam dessas coisas uma prioridade, sem culpa.
Pais felizes têm mais energia e calma para executar todas as tarefas cansativas que se avizinham e para gerir os conflitos, as necessidades, birras e egocentricidades que ocorrem no núcleo familiar.
Saiba como preparar os irmãos mais velhos para a chegada do bebé e como gerir a rivalidades entres irmãos.