Desenvolvimento: competências, interação e independência.
No Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, estão definidos uma série de parâmetros que os profissionais de saúde podem utilizar para registar e analisar as etapas de desenvolvimento da criança.
A idade em que a criança adquire cada uma das competências é o vetor que permite traçar o seu ritmo de crescimento.
Desenvolvimento: competências, interação e independência
Cada criança é um individuo único e especial, que se desenvolve de forma própria não constituindo a aquisição mais ou menos tardia de determinadas competências um factor de preocupação.
Contudo, estas questões serão sempre analisadas nas consultas com o médico que assiste o vosso filho. Se tiverem alguma dúvida ou anseio quanto ao seu ritmo de crescimento, o vosso médico é sempre a pessoa mais aconselhada para os esclarecer.
- Sorri
- Transfere objetos
- Senta-se sem apoio
- Localiza sons
- Gatinha
- Pinça fina / apanha migalhas
- Anda sem apoio
- Aponta com o indicador
- Imita (gracinhas)
- Primeiras palavras
- Frases / junta palavras
- Brinca ao “faz de conta“
- Controlo de esfíncteres (dia)
- Controlo de esfíncteres (noite)
- Come sozinho
- Primeiro amigo