Estimular é todo o conjunto de actividades do dia a dia, físicas, motoras, emocionais, isto é, toda a interacção do seu filho com o mundo que o rodeia.
- A importância de estimular os sentidos do seu bebé
- Os sentidos
- A linguagem
- Estimulação motora e cognitiva
- Socialização e estímulos emocionais
- O afeto
Brincar, brincar e brincar e em muitos sítios diferentes! Com brinquedos ou outros objectos, no quarto ou no exterior, brincar é a melhor maneira de estimular o corpo como um todo.
Ao nascerem, os movimentos do bebé são amplos e grosseiros. Com o crescimento e desenvolvimento motor e cognitivo, vão ganhando movimentos finos, como o movimento de pinça com o indicador e o polegar. Embora a maturação física tenha um papel decisivo nesta área do desenvolvimento, a estimulação tem o seu papel e importância.
A aquisição destas competências pode ser promovida pela experimentação e repetição.
Aprendendo por imitação, e tentativa e erro, a criança vai dominando progressiva e confiantemente essas competências. Por exemplo, brincar aos tambores ajuda-o a explorar e desenvolver a coordenação psicomotora.
Use plasticina ou rasgue papel, e rabisquem muito, e com o tempo corrija a posição que a criança usa para segurar no lápis, pois não o vai fazer logo.
Desde os seis meses, trabalhe a musculatura do bebé segurando-o em pé ou no colo, para que continuem a fortalecer e deite-o no chão para que aprenda a rebolar, exercite a musculatura do pescoço e costas ao tentar erguer o pescoço para explorar o mundo que o rodeia.