Vantagens do aleitamento materno
Durante os primeiros 4-6 meses de vida, as necessidades alimentares da maioria dos bebés podem ser satisfeitas quer com o leite materno, quer com um leite em pó adequado.
Os médicos recomendam o leite materno porque contém o equilíbrio ideal dos nutrientes para o bebé, além de anticorpos que o irão proteger das infeções, tanto na infância como mais tarde; além disso, as probabilidades de os bebés serem alérgicos ao leite das suas mães são consideravelmente menores do que as de serem alérgicos a outros leites.
Além disso, estudos recentes sugerem que os bebés amamentados têm maiores probabilidades de serem mais inteligentes. Por outro lado, a alimentação por biberão torna-se prática, especialmente para as mães que trabalham, e, ao contrário do que acontece quando o bebé é amamentado, permite um bom controlo da ingestão de alimentos pelo bebé.
Cerca de 96% das mulheres podem amamentar com êxito; para aquelas que não podem ou preferem não o fazer, o leite em pó oferece uma alternativa segura e saudável. Em qualquer dos métodos, as mamadas devem constituir um período de interação afetiva entre a mãe e a criança. Olhe para o seu bebé, sorria e fale com ele enquanto o amamenta ou lhe dá o biberão.
A amamentação, um prazer partilhado, deve começar logo após o nascimento, de modo que o bebé possa usufruir dos benefícios nutritivos e imunológicos do colostro, o fluido espesso e amarelado que os seios produzem antes de o leite começar a sair.
Mamadas frequentes nos primeiros dias estimulam uma produção consistente e abundante de leite, e as mamadas sempre que o bebé tenha fome nas primeiras semanas mantém-na.
Outras maneiras de fazer que a amamentação seja bem sucedida:
- Certifique-se de que o bebé introduz toda a auréola, a zona escura em torno do mamilo, na boca. Isto estimula a saída do leite e impede-o de morder o mamilo, o que pode causar dores.
- Extraia o leite em excesso com uma bomba própria para evitar – ou aliviar – o ingurgitamento (seios muito cheios e dlorosos). Guarde o leite materno no frigorífico para o dar por biberão quando não estiver disponível.
- Para produzir leite, é precisa energia. Assim, não é altura de fazer dietas para emagrecer. Confirme com o seu médico quais os medicamentos que pode tomar com segurança.
A alimentação por biberão é fácil; basta medir e misturar um pó com água. Algumas precauções simples asseguram mamadas sem problemas:
- Certifique-se de que todo o equipamento está escrupulosamente limpo.
- Siga as instruções nos rótulos das latas com muito cuidado.
- Prepare vários biberões de leite de cada vez, guarde-os no frigorífico e depois aqueça um biberão numa caçarola de água quente (não no microondas) sempre que necessário.
- Não alimente o bebé em excesso e não acrescente suplementos de vitaminas ao leite (estes leites já contêm uma boa dose de vitaminas, e as vitaminas A ou D em excesso podem ser tóxicas para um bebé).
- Não dê leite de vaca em natureza ao bebé antes dos 12 meses ou sem consultar o seu pediatra.
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras.