Umas férias são sempre um motivo de felicidade. São a oportunidade ideal para descansar, passear e passar tempo de qualidade com a família sem pressas e fugir das rotinas do dia-a-dia.
Se está grávida e vai viajar com o seu companheiro aproveite e namore ao máximo. Desfrutem da companhia um do outro. Provavelmente, e num curto espaço de tempo, serão as últimas férias a dois.
Descanse o máximo e faça o que mais gosta, mime-se e mime o seu companheiro. Em breve, e com o nascimento do bebé, estarão mais centrados no vosso filho e nas suas necessidades e o tempo para as escapadelas românticas será menor.
Não existe nenhum inconveniente em viajar grávida se a sua gravidez é uma gravidez sem problemas. Contudo uma grávida deverá ter alguns cuidados no decorrer da viagem. Reunimos algumas dicas que lhe poderão ser úteis quando começar a preparar as suas férias.
Viajar grávida
1. Antes de partir
- Antes de viajar fale com o seu médico assistente, aconselhe-se sobre os cuidados a ter na viagem e no destino. Avalie a necessidade de umas meias de descanso para levar na viagem e da necessidade de alguma medicação de prevenção.
- Certifique-se que no destino existem médicos e cuidados de saúde de fácil acesso.
- Se vai viajar dentro da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça deverá solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença. O cartão é gratuito e com ele terá acesso aos cuidados médicos que necessitar no destino bastando para isso dirigir-se aos serviços oficiais de saúde do próprio país, ou aos serviços aderentes ao CESD, pagando apenas as taxas locais.
- Se viaja para um país que não está abrangido pelo Cartão Europeu de Seguro de Doença e não possuí seguro de saúde com cobertura internacional, avalie as vantagens de fazer um seguro de viagem que cubra riscos de saúde.
- Se vai viajar para fora da Europa, faça a Consulta de Saúde do Viajante. A consulta é dada por um médico especialista em doenças infeciosas e em medicina tropical que para além de fazer uma avaliação do seu estado geral de saúde também lhe dará todas as informações que necessita sobre vacinação, medicação necessária, assistência médica e cuidados a ter no destino. Deverá marcar esta consulta com alguma antecedência para o caso de ser necessária a administração de vacinas.
- Uma grávida com uma gravidez a decorrer sem problemas pode viajar de avião até às 36 semanas ou até 4 semanas da data provável para o parto em quase todas as companhias aéreas, a partir das 28ª semana a TAP Portugal por exemplo, exige uma declaração médica a atestar que a gravidez não tem complicações e que não é impedimento para viajar além da datação da gravidez. Deverá informar-se dos procedimentos necessários da companhia aérea onde pretende viajar.
- Se toma algum tipo de medicação e vai viajar de avião leve-a consigo na bagagem de mão, assim como uma muda de roupa. São frequentes atrasos e perdas de bagagem assim evita preocupações e ansiedades.
- Leve consigo a sua caderneta da gravidez e todos os registos médicos com relevância para o caso de precisar, ter o seu historial clínico consigo.
2. Em viagem
- Viaje com roupas e calçado confortáveis.
- Qualquer que seja o meio de transporte utilizado, avião, carro, autocarro ou comboio não deverá estar na mesma posição muito tempo. Se viajar de carro pare e caminhe para esticar as pernas, se utilizar os outros meios de transporte levante-se e estique as pernas, caminhe um pouco, faça também alguns exercícios no seu próprio lugar. E muito importante esta rotina, pois a falta de mobilidade pode trazer problemas graves.
- Sempre que puder eleve as pernas, seja em viagem ou mesmo quando está a relaxar na praia.
- Não se esforce demais, grandes caminhadas, correrias de um lado para o outro podem ser desgastantes e comprometer o seu bem-estar, prefira programas mais relaxantes que não impliquem grandes esforços.
- Tenha ainda mais cuidado com o sol, não se exponha nas horas mais perigosas, use um protetor solar com um elevado grau de proteção. Mesmo que não vá para a praia ou não ande diretamente ao sol, use o protetor solar.
- Bebe muita água. Leve uma garrafa de água sempre consigo. Se for para um destino onde não é aconselhado beber água da rede pública evite beber sumos ou água na rua ou em cafés. Beba apenas água engarrafada e comprada em locais que lhe parecem de confiança. Mesmo os sumos de fruta naturais podem conter água ou gelo que não sejam seguros.
Aproveite ao máximo. As próximas férias já serão a 3 e, nessa altura, os momentos de descontração darão lugar a horas de brincadeira sem fim!
- Calcular semanas em meses de gravidez
- Gravidez semana a semana: como se desenvolve o bebé e as principais mudanças do seu corpo de grávida
- Tabela da gravidez semana a semana: o desenvolvimento do bebé e o seu corpo de grávida
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé
- Alimentação saudável = gravidez feliz!
- Cuidados essenciais durante a gravidez