Como promover o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e do olhar critico sobre o mundo?
O verdadeiro desafio do processo educativo é dotar as crianças de estratégias e ferramentas que a ajudem a superar continuamente os seus próprios limites de forma segura e responsável.
“Ignorar o que somos é como possuir tesouros e não saber” (Avelino Correa – 2004).
Para que uma criança seja feliz e equilibrada, é fundamental que acredite sinceramente em si própria e nas suas capacidades. Esta autoconfiança é estimulada através da forma como se cuida e educa a criança desde o primeiro momento.
O ambiente familiar e a qualidade das relações ai estabelecidas podem marcar a diferença entre uma criança que é feliz e se sente realizada (e que mais tarde se torna num adulto bem resolvido consigo e com o outro) e uma criança que sofre de sentimentos de inferioridade e que não consegue ser feliz.
Como?
Promovendo a descoberta “do que se é”, da “consciência de existir” através:
- Da observação da realidade e dos acontecimentos que se passam à sua volta;
- Da reflexão sobre as causas dessa realidade;
- Do incentivo à identificação dos problemas (e das suas causas) de forma racional e objetiva;
- Do estímulo à procura pró-ativa de soluções para a resolução dos problemas identificados;
- Ter no adulto, ou no educador, um facilitador do processo de análise da realidade e da procura de soluções;
- Ter na família um porto de abrigo construído com base na confiança, na proximidade e no verdadeiro interesse pelo bem-estar de todos os seus membros.
- Concedendo liberdade e independência dentro da gradual evolução do amadurecimento fisiológico e psicológico da criança;
- Compreender e respeitar os pontos de vista, sentimentos e individualidade da criança.
Este tipo de estratégia (pedagogia da problematização) tem como consequências no plano individual:
- A auto consciência da força e do valor individuais;
- O desenvolvimento da criatividade;
- A aquisição de competências para a resolução de problemas;
- Estimula a procura de soluções criativas e a dar o “passo em frente“;
- Aumenta a auto confiança e a auto estima;
- Educa para a autonomia e para o exercício da liberdade de forma consciente e responsável;
- Educa para a resistência à adversidade e para a adoção de uma atitude positiva perante as dificuldades e contratempos da vida;
- Desenvolve a empatia (“a tua dor no meu coração“) e o respeito pelo outro.