A redundância verbal ou gaguez fisiológica é um comportamento relacionado com a fonação e que surge com frequência por volta dos 3 anos.
A gaguez fisiológica da criança
A criança repete duas ou mais vezes uma sílaba ou uma palavra, geralmente, as primeiras da frase. Em algumas crianças as repetições podem ser tão frequentes e prolongadas que fazem supor uma verdadeira gaguez.
Estas repetições não incomodam a criança que parece estar inconsciente delas. A aparição da redundância verbal ou gaguez fisiológica está ligada à deslocação que existe entre a riqueza do pensamento que a criança quer exprimir e os meios ainda limitados de que dispõem para o fazer.
Na pressa de se exprimir, começa a falar sem ainda elaborado o esquema da frase ou sem ter reunido todos os seus constituintes. Parece, muitas vezes, ao repetir a primeira palavra da frase, procurar as palavras seguintes.
Esta gaguez fisiológica, sobretudo acentuada entre os 3 e os 4 anos, vai normalmente atenuar-se e desaparecer antes dos 5 anos.
Para isso, é preciso que quem está à sua volta não lhe prestem nenhuma atenção e não intervenham de nenhuma forma.
Alguns pais/educadores são tentados a corrigir a criança ou a dar-lhe conselhos (não fales tão depressa, pensa antes de falares, …). Quando o fazem, chamam a atenção da criança para “dificuldades” que não sentia como tais e introduzem embaraços na sua linguagem. É então que estas repetições correm o risco de se prolongarem e talvez mesmo evoluir para uma verdadeira gaguez.
Referências bibliográficas: Dicionário de Psicologia da Criança, sob a direção do Prof. Pierre Debray-Ritzen, Edições Verbo