Estratégias para estimular os talentos do seu filho. As crianças expressam-se através do movimentos, das brincadeiras e das experiências com que contactam no dia a dia.
Para além das atividades escolares, as crianças podem aproveitar o seu tempo livre para desenvolver e descobrir novas paixões. Muitas atividades, tornam-se no caminho que a criança vai seguir no seu futuro profissional.
Na infância, o mais importante é brincar, descobrir e desenvolver o gosto pela aprendizagem. Perder o medo de experimentar e querer vivênciar novas experiências.
Os pais e educadores têm um papel fundamental no incentivo desta descoberta e na aquisição de novas competências a partir das experiências que podem proporcionar aos seus filhos e através do afeto.
Estratégias para estimular os talentos do seu filho
Brincar
- Dê tempo livre à criança para brincar.
- Crie área de atividade diversas, com vários brinquedos e cenários que estimulem a imaginação da criança e promova a interação com diferentes estímulos.
- Ofereça brinquedos simples, adequados à idade e à fase de desenvolvimento da criança, mas que exijam um esforço da sua imaginação para cumprir os desafios propostos por cada brinquedo / atividade.
- Incentive o seu filho a brincar ao ar livre de modo a contactar com a Natureza (brincar com a terra, com a areia, com a água, …).
Ajudar nas tarefas domésticas
Dê exemplos de trabalhos sérios e incentive a criança a imitá-lo e a participar (como lavar a louça, cuidar do animal de estimação, ajudar nas compras, …).
Estas atividades passarão a fazer parte das suas brincadeiras e ensinam a criança a colaborar e a perceber a importância de trabalhar para realizar tarefas.
Expressão artística: pintar, desenhar, tocar um instrumento…
Proporcione à criança atividades artísticas que permitam exprimir livremente as suas emoções e preferências.
Pintar com os dedos, aprender música, fazer teatro, … são formas criativas de a criança descobrir novos talentos e abrir a sua visão sobre o mundo (para além de estimular as competências socais e as relações em grupo).
Ler, escreve, contar histórias, …
- Ensine a criança a registar os seus pensamentos, descobertas e perguntas no papel. Estimule-a a descrever histórias através de desenhos, de um texto ou da representação.
- Conte histórias, especialmente contos de fadas, porque oferecem imagens que alimentam a imaginação da criança e são uma boa forma de transmitir valores ao mesmo tempo que fornecem pistas para ensinar a criança a distinguir maus e bons comportamentos.
Menos televisão e tablet
Limite a quantidade de tempo para ver televisão, jogar computador ou ver filmes. Dedique alguns minutos por dia para brincar com o seu filho, com coisas simples mas estimulantes, que proporcionem momentos de partilha de saber e emoções.
- Educar com apego
- As 10 melhores competências parentais
- Colo e carinho nunca são demais!
- Como fortalecer os laços afetivos com o seu bebé
- Está a educar os seus filhos para serem boas pessoas?
- Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo
- O amor do pai é essencial na formação da personalidade da criança
Bibliografia: Os Primeiros Anos do seu Filho, Drª Miriam Stoppard, edição Civilização.