- Para as crianças tudo pode ser um brinquedo e, por isso, é preciso não esquecer os enfeites de Natal. Coloque as decorações fora do alcance das crianças. Podem confundi-las com doces ou brinquedos e colocá-las na boca.
- Nunca deixe as luzes da árvore de Natal acesas durante a noite ou quando sai de casa.
- Verifique a estabilidade da árvore de Natal, de modo a que não tombe se a criança tentar mexer nas luzes e decorações.
- As velas só devem estar acesas na presença de um adulto. Apague-as se houver crianças por perto ou se sair de casa. Não deixe fósforos ou isqueiros à vista, ao lado das velas.
- Verifique as indicações e marcas obrigatórias dos brinquedos novos. Certifique-se que não têm peças pequenas que se possam soltar e ser engolidas, nem bordos cortantes, pontas aguçadas ou cordões que possam causar estrangulamento.
- Não se esqueça de que as embalagens dos brinquedos e balões, vazios ou rebentados, podem provocar asfixia quando enfiados na cabeça ou engolidos.
- Os brinquedos devem ser sempre arrumados, pois se ficarem espalhados podem provocar quedas.
- Com muitas crianças em casa é preferível não ter a lareira acesa, ou então certifique-se de que tem uma proteção estável. Verifique igualmente que existe uma ventilação eficaz. Se utilizar aquecedores afaste-os das zonas de circulação, de sofás, almofadas e cortinados.
- Nas viagens que fizer para passar o Natal em família, todos os passageiros, crianças e adultos, devem utilizar cinto de segurança, bem colocado e sem folgas. As crianças até 1,35m de altura devem usar também uma cadeirinha adequada à sua idade, tamanho e peso, bem instalada no automóvel.
- Acondicione bem as bagagens pois, em caso de acidente, os objetos soltos podem causar lesões graves nos passageiros. Se não couberem na bagageira ou no porta-luvas prenda-as com os cintos de segurança que estão livres.