Sintomas
Nas crianças até aos 2 anos de idade, os sintomas incluem:
- Febre.
- Diarreia.
- Vómitos.
- Perda de energia ou irritabilidade.
Nas crianças mais velhas, os sintomas são mais específicos e podem incluir:
- Ardor ao urinar.
- Vontade de urinar cada vez com mais frequência.
- Dor que afeta a parte inferir das costas ou um dos lados do abdómen.
- Perda involuntária de urina durante a noite depois de ter deixado de molhar a cama.
- Urina com cor avermelhada, rosa ou turva devido à presença de sangue.
- Febre.
Causas
A causa mais comum da infeção urinária é a passagem de alguma bactéria do reto para a uretra. As bactérias podem estender-se ao trato urinário através da corrente sanguínea. Como as uretra das meninas é mais curta do que a dos rapazes, são mais propensas a infeções urinárias.
Tratamento
Se o seu filho apresentar algum dos sintomas acima descritos, deve levá-lo de imediato ao médico.
Será feita uma recolha de urina para excluir outro problema adjacente e confirmar o diagnóstico. Se se confirmar a infeção urinária, o médico poderá receitar antibióticos por via oral ou intravenosa. Poderá fazer nova análise à colheita após 24 horas para identificação da bactéria e confirmação do antibiótico mais adequado.
Durante o tratamento, dê muitos líquidos à criança para a manter bem hidratada. Ir à casa de banho mais vezes também ajuda a limpar o organismo e a diminuir a dor ao fazer chichi.
Algum tempo após o tratamento, a criança poderá fazer novos exames para ver se os rins estão cicatrizados ou se há alguma anomalia do trato urinário. A cicatrização dos rins resultante de infeções recorrentes pode provocar tensão arterial alta ou a falência renal na idade adulta.
No caso de a criança sofrer de refluxo urinário (quando a criança faz chichi, escapa um pouco de urina para trás, na direção dos rins), poderá ter que tomar antibióticos durante vários anos como medida preventiva.
Prevenção
- Ensine o seu filho a limpar o rabinho (sempre de frente para trás para impedir trazer as bactérias do reto para a uretra).
- Incentive-o a fazer chichi regularmente e antes de se deitar.
- Se sofrer de prisão de ventre, leve-o ao médico para tratar o problema.