O que é a urticária?
A urticária é uma reação da pele que pode ter várias causas. Aparecem manchas por todo o corpo, muito pruriginosas, que podem atingir grandes dimensões.
É típico as lesões desaparecerem em menos de 24 horas, aparecendo novas em sítios diferentes.
Na maioria dos casos não se identifica a causa desencadeante. A urticária pode ser provocada por alergia a um medicamento ou alimento.
Também pode dever-se a infeções bacterianas ou virais, que ocorrem frequentemente em crianças. Outras vezes pode ser desencadeada pelo frio, calor, exposição solar, contacto com água, suor, fricção ou pressão sobre a pele.
As lesões de urticária podem persistir por dias ou semanas, e em alguns doentes durante anos.
O que deve fazer quando se tem urticária?
- Tenha paciência. Os medicamentos que o médico lhe receitar aliviarão as queixas, apesar de poderem persistir algumas manchas ou comichão. A maioria das vezes aparecerão novas lesões durante dias ou semanas apesar do tratamento;
- Aplique sobre as lesões compressas ou panos frios para aliviar a comichão. Evite que o seu filho coce as lesões porque aumentará a reação alérgica;
- Utilize roupa de algodão que não seja apertada. Faça a medicação durante o tempo indicado pelo médico, porque a paragem precoce provoca recaídas;
- Se identificar a causa desencadeante da urticária, evite-a se possível;
- Os banhos de água muito quente ou muito fria ou as picadas de insetos também favorecem o aparecimento de urticária;
- Se a causa da urticária for a exposição ao frio, não deixe a criança entrar bruscamente em piscinas ou no mar.
Alguns alimentos e medicamentos (aspirina e anti-inflamatórios) podem favorecer o aparecimento de urticária. Se notar que a ingestão de certos desencadeia ou agrava os sintomas, não os ofereça à criança. Entre os alimentos encontram-se:
- Queijo, chocolate, conservas de peixe, fumados, marisco, clara de ovo, tomate, legumes, frutos secos, morangos, banana, ananás e produtos com corantes e conservantes.
Quando consultar o seu médico?
- Se o seu filho tiver manchas na maior parte da superfície corporal;
- Se notar que o seu filho tem dificuldade em respirar, recorra imediatamente ao médico.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.