O que é a inflamação do ouvido médio ou otite média?
A inflamação do ouvido médio, também chamada otite média, é muitas vezes uma complicação dolorosa de uma infeção do trato respiratório superior, como uma constipação comum, ou uma infeção da garganta, como a faringite e a amigdalite.
É uma causa comum das dores de ouvidos nas crianças até aos 8 anos de idade.
Causas da otite média
O ouvido médio está ligado à parte posterior da garganta pela trompa de Eustáquio que, no caso das crianças mais pequenas, é estreito e, por isso, entope com facilidade. Quando uma infeção viral ou bacteriana se alastra às trompas de Eustáquio, os tecidos que revestem o ouvido médio ficam inflamados, criam líquido e, por vezes, pus.
Estas secreções não são drenadas porque a trompa de Eustáquio fica obstruída pela inflamação ou pela hipertrofia das adenóides (as adenóides são almofadas de tecido linfático localizadas na parte posterior da cavidade nasal, ao lado da entrada das trompas de Eustáquio e por cima das amígdalas).
A acumulação das secreções causa dor quando se comprimem de encontro à membrana do tímpano, que pode perfurar.
Sintomas da inflamação do ouvido médio
- Dor de ouvidos
- Febre e vómitos
- Acordar de noite a chorar
- Puxar ou esfregar um ouvido
- Surdez parcial e irritabilidade
- Corrimento auricula
Tratamento da otite média
A otite média implica que a criança seja vista por um médico especialista das doenças dos ouvidos, do nariz e da garganta (otorrinolaringologista) para acompanhamento e prescrição do tratamento mais adequado à situação do seu filho.
Uma vez que a otite pode deixar lesões no ouvido e provocar problemas de audição, é normal que o médico repita um teste de audição passados 3 meses para garantir que não há sequelas.
Para aliviar a dor do ouvido, apoie o seu filho em almofadas, virado de lado, enquanto ele assenta o ouvido dorido sobre um saco de água morna.