Miminhos para dormir bem
Aprender a dormir é um processo evolutivo
O bebé adquire ritmos biológicos próprios ainda no ventre e que podem diferir dos horários da mãe (pode dormir nas horas ativas da mãe e estar ativo durante a noite).
Um bebé recém-nascido dorme entre 16 a 18 horas por dia. Nos primeiros 10 a 20 minutos, o sono é leve e agitado. Após este período, o sono torna-se profundo.
O ritmo do sono dos bebés
Geralmente, o bebé desperta de 3 em 3 horas para se alimentar. Depois de mamar, feita a higiene pessoal ou outros cuidados de que necessite, volta a adormecer.
Se o bebé for incomodado nos 20 minutos iniciais do período de sono, é provável que não consiga adormecer depois. O recém-nascido tem dificuldade em voltar a adormecer, ao contrário das crianças mais velhas e dos adultos.
Quando está cansado e não consegue voltar a adormecer, o bebé fica naturalmente irritado e pode ser difícil acalmá-lo.
Respeite os ritmos internos do bebé e as suas rotinas e não permita que o acordem ou que o mantenham acordado (a gestão das visitas nos primeiros dias pode ser um assunto delicado…).
Dormir em segurança
Coloque o seu bebé a dormir em segurança. O bebé não deve dormir no meio dos pais e deve ser colocado na sua cama ou alcofa sempre de barriga para cima.
O bebé deve ser deitado de costas, com os pés a tocar o fundo da cama e a roupa da cama deve ficar ao nível do tronco do bebé e bem presa debaixo do colchão (a cabeça do bebé deve manter-se sempre destapada). Alguns pais preferem usar sacos térmicos para manter o bebé quentinho durante a noite dispensando assim a roupa da cama.
Os bebés adoram que falem com ele desde pequenino. A voz dos pais, especialmente a voz da mãe, é-lhe familiar ainda no ventre. Aproveitem a hora de dormir, para contar histórias ou cantarolar melodias simples ou músicas de embalar. O que importa mesmo é que o bebé sinta que estão a comunicar com ele.