Alimentação durante a gravidez influencia a reação dos filhos ao stress.
De acordo com um estudo publicado no The Faseb Journal, a ingestão de alimentos que contém colina (substância presente em alguns alimentos como a lecitina de soja ou gema de ovo) durante a gravidez, afeta o modo como a criança vai reagir ao stress durante toda a vida.
Alimentação durante a gravidez influencia a reação dos filhos ao stress
Os investigadores encontraram uma ligação entre a ingestão de colina e as alterações epigenéticas – um mecanismo que pode “ligar” ou “desligar” uma função do gene, deixando-a ativa ou não.
A colina provoca alterações epigenéticas ligadas aos níveis de cortisol, mantendo-o baixo. No organismo, elevados níveis de cortisol estão relacionadas com problemas mentais, metabólicos e cardiovasculares.
Foi monitorizado o terceiro trimestre de gravidez de um grupo de mulheres submetidas a uma dieta repleta de alimentos que continham colina. 50% ingeriu a quantidade recomendada da substância, ou seja, 480 mg ao dia. A outra metade ingeriu quase o dobro da quantidade sugerida: 930 mg ao dia.
Foram recolhidas amostras do sangue materno, o sangue do cordão umbilical e tecido da placenta para medir os níveis de cortisol no sangue, os níveis de expressão de genes que regulam o cortisol e o número de grupos metílicos ligados ao DNA dos genes que regulam o cortisol (alterações epigenéticas). Os resultados mostraram que as mães que consumiram níveis mais elevados de colina apresentaram níveis reduzidos de cortisol.
Comentário:
- O papel das mães sobre o stress dos filhos começa ainda antes do nascimento. As alterações epigenéticas dificilmente são alteradas, contudo alterações no padrão alimentar podem compensar a predisposição existente, atrasando ou prevenindo o desenvolvimento destas perturbações mentais, metabólicas e cardiovasculares.
- Para além do impacto da alimentação na nossa expressão genética tida em conta nas consultas de Nutrigénetica, este facto, reforça a necessidade de todas as mulheres em idade reprodutiva receberem educação alimentar e por isso a Cristina Sales – Medicina Funcional Integrativa criou a consulta dirigida às futuras mamãs onde responder a todas as dúvidas solicitadas de forma a melhorar a saúde da próxima geração.
3 de agosto de 2012