Existe a ideia de que só as crianças precisam de ajuda de um Terapeuta da Fala. É verdade ou a Terapia da Fala também ajuda a ultrapassar dificuldades de comunicação no adulto?
Ultrapassar dificuldades de comunicação no adulto
O facto de serem só as crianças a necessitar da ajuda de um terapeuta da fala é, na verdade, um mito. Essa ideia resulta, em parte, da designação da própria profissão, na medida em que “terapia da fala” é imediatamente designada como “terapia para crianças que não sabem, não conseguem ou têm dificuldades em falar”.
No entanto, a terapia da fala é uma área bastante abrangente, podendo ajudar bebés, crianças, adultos e idosos com dificuldades nas áreas da comunicação, linguagem, fala, voz, deglutição, alimentação, motricidade e sensibilidade orofacial.
Particularmente nos adultos existem perturbações que originam dificuldades na comunicação, nomeadamente as afasias, disartrias e apraxias, resultantes de lesões adquiridas no sistema nervoso central e periférico, como por exemplo:
- Acidentes vasculares cerebrais;
- Tumores;
- Traumatismos crânio-encefálicos ou
- Doenças degenerativas.
Infelizmente, este tipo de dificuldades é muito comum na população adulta e idosa, sendo indispensável a intervenção por parte de um terapeuta da fala.
Para saber mais:
- O que faz o Terapeuta da Fala (TF)?
- Em que consiste e quais são as áreas de intervenção do TF?
- Quais os sinais de alerta que justificam a intervenção do TF?
- A criança que se expressa com dificuldade pode ter problemas de aprendizagem?
- O TF pode dar alguma certeza quanto à eficácia do tratamento?
- Quando é que o TF pode considerar a intervenção terminada?