Estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem da criança:
- Fale com o seu filho sempre que possível
- Use uma linguagem contingente
- Reformule e expanda os enunciados da criança
- Procure usar uma linguagem correta
- Narrar e descrever o que a criança está a fazer
- Conclusões e referências bibliográficas
Em conclusão:
Além do papel dos pais, é importante refletir acerca não só da quantidade, mas sobretudo da qualidade das experiências que a criança vivência no decorrer do seu desenvolvimento. Como tal, todos os contextos e situações são oportunidades para a comunicação e a aprendizagem (exemplos: casa; jardim-de-infância; parque infantil; casa dos avós; piscina; ida ao shopping, ao parque ou ao jardim zoológico).
O contexto familiar, e principalmente as rotinas diárias, são catalisadoras para a aquisição e desenvolvimento da linguagem pelos seguintes aspetos:
- São previsíveis para os pais e a criança.
- Fornecem um clima emocional adequado para ambos.
- Ajudam a organizar a vida da família.
- Proporcionam oportunidades regulares para a interação pais-criança e, por sua vez, um espaço propício à aprendizagem.
Quanto mais a criança vivenciar este tipo de experiências e tiver mais oportunidades para interagir socialmente, assumindo um papel ativo nesta interação, melhores serão os alicerces para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (Borges & Salomão, 2003).
Referências bibliográficas:
- Borges, L. C. & Salomão, N. M. R. (2003). Aquisição da linguagem: considerações da perpectiva da interacção social [Versão eletrónica], Psicologia: Reflexão e Crítica,16 (2), pp. 327-336
- Costa, M. F. F. A. (2008). Perturbações da linguagem na criança: caracterização e retrato-tipo [Versão eletrónica], Universidade de Aveiro
- Goodson, B., Carolyn, L., Simon, P. & Dwyer, C. (2009). Learning to talk and listen: an oral language resource for early childhood caregivers [Versão eletrónica], National Institute of Literacy
- Ongie, A., Hallam, R. & Curran, R. (2010). Helping your child to grow: a parent guide fir children [Versão eletrónica], Tennessee State Improvement Grant.
- Rigolet, S. A. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem – linhas de orientação para crianças até 6 anos. Porto: Porto Editora
- Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta
- Sim-Sim, I., Silva, A.C. & Nunes C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância – textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular