Estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem da criança:
- Fale com o seu filho sempre que possível
- Use uma linguagem contingente
- Reformule e expanda os enunciados da criança
- Procure usar uma linguagem correta
- Narrar e descrever o que a criança está a fazer
- Conclusões e referências bibliográficas
Reformule e expanda os enunciados da criança
Repetir a frase dita pela criança, modificando e enriquecendo-a, conforme o seu desenvolvimento linguístico.
De acordo com a literatura, esta é uma das estratégias mais eficazes ao desenvolvimento da linguagem. Isto porque é ilustrado à criança, de uma forma positiva, quais as palavras que se devem dizer e qual a sua ordem, dando oportunidade também para aprender palavras novas (Sokolov e Snow,1994 cit in Borges & Salomão, 2003).
Exemplos:
- Se a criança disser “Eu shopping foi”, o adulto poderá responder “Eu fui ao shopping com a mãe”. Desta forma, corrigimos pela positiva o que a criança partilhou e acrescentamos mais informação (neste caso, “com a mãe”).
- Se a criança disser “Olha pai! Um cádu!”, o adulto poderá dizer “Olha, um carro na rua! O carro é vermelho e grande… Vai tão depressa! ”
- O objetivo final não é que a criança repita o que acabou de dizer, mas sim que tenha modelos linguísticos corretos.
- Faça perguntas abertas: ao colocar perguntas abertas (exemplos: O que fizeste hoje? E depois o que aconteceu? Onde foste passear?), o adulto estará a pedir clarificações e mais informação sobre o mundo que rodeia a criança.
É importante evitar perguntas fechadas, de resposta sim/não, para evitar um diálogo do tipo pergunta-resposta. Esta estratégia vai ajudar a que a criança a compreender e refletir sobre o que a rodeia, a produzir frases mais longas e completas, e a participar mais nos diálogos (McCabe e Peterson, 1991 cit in Borges & Salomão, 2003).