Sabe o que é reeducação do sono?
A reeducação do sono é o processo através do qual se ensina o bebé/criança a adormecer com independência, desenvolvendo associações de sono que sejam positivas e saudáveis não só para ele, como também para a família.
O processo de aprendizagem implica substituir velhos hábitos por novos, como por exemplo, no caso em que o bebé só dorme quando a mãe lhe dá a mama (e muitas vezes o bebé nem mama, só precisa de conforto!), vai substituir esse hábito por outro como o colo do pai ou a canção de embalar da avó, com a mãe fora do quarto.
Nas primeiras noites o bebé vai ficar incomodado e pode chorar bastante mas vai estar no colo, ser confortado e amado pelo pai ou pela avó, que estão cheios de amor para lhe oferecer. No entanto, a mãe precisa de ser firme e ficar no outro quarto enquanto não for hora de mamar novamente. Esta estratégia resulta, mas muitas mães não conseguem esperar três ou quatro noites para verificar como o bebé aprende novos hábitos rapidamente. Se o bebé chorar um pouco ao colo do pai que o embala com todo carinho, isto não irá causar nenhum dano emocional ao bebé.
Algumas crianças com um ano de idade ainda acordam a cada duas horas porque a chupeta caiu. Também há casos em que o bebé dorme bem à noite mas luta contra as sonecas e fica o dia todo irritado e de mau humor… o que fazer para ajudar estas crianças?
Primeiro, é fundamental compreender o porquê da importância de ajudar a criança a adquirir boas rotinas de sono o quanto antes e não deixar este tipo de padrão do sono instalar-se.
As crianças com privação do sono crónica são mais propensas a doenças porque a capacidade do sistema imunológico atuar é afetada, quando o sono é interrompido todos os dias e muitas vezes por noite. Estudos mostram que também são crianças mais propensas a terem dificuldades para resolver problemas mais complexos quando ficam mais velhas (pela deficiência de sono na primeira infância) e a terem problemas emocionais. Alguns estudos em curso já encontram relação entre a privação de sono na infância e a obesidade e o diabetes.
A hesitação quanto a procurar ajuda é explicável e compreensível. Quando se fala em “treinar um bebé para dormir” só se fala em deixar um bebé a chorar sozinho no berço, em abandono, e isso apavora qualquer mãe.
Mas é importante saber que muitos estudos têm sido feitos nos últimos anos a respeito do sono dos bebés em países desenvolvidos e que hoje são aplicados métodos mais gentis, como permitir que a mãe fique ao lado do bebé (ou o pai), ou até métodos que permitem que a mãe segure o bebé quando ele chorar, desde que pratique os mesmos atos todas as noites.
É claro que os métodos mais gentis demoram mais tempo a produzir bons resultados mas o sucesso é possível se os pais assim o desejarem e se se comprometerem verdadeiramente com a nova rotina.
A opção de usar ou não um método de reeducação do sono é sempre dos pais e também deve ser sempre dos pais a escolha do método mais adequado para a família, estilo de parentalidade e dinâmica familiar. Para muitas famílias, a reeducação de sono é uma coisa impensável e simplesmente os pais preferem esperar para ver se o problema do sono se resolve com o tempo. Reeducar o sono do bebé não é uma decisão que todas as famílias escolhem. Mas devia ser sempre prioridade de todas as famílias zelar pelo sono dos filhos, para que ao estar todos bem descansados e felizes, possam aproveitar a alegria que é ser pai e mãe. Bom sono para vocês!
Nota: A reeducação do sono não é recomendada para crianças com menos de 6 meses de idade. Contudo, alguns autores admitem que, em alguns casos especiais, se faça para crianças entre os 4-6 meses.