A fertilidade e conceção são temas aos quais se associam certos mitos. Sendo um aspeto natural da vida humana, a fertilidade é ainda olhada com algumas superstições herdadas de tempos antigos. Conheça alguns mitos e verdades sobre a fertilidade.
Mitos e verdades sobre a fertilidade
1. Para ter uma menina consumir produtos lácteos e para ter um rapaz comer carnes vermelhas e alimentos salgados
Mito. Aumentar a ingestão de sal e reduzir o consumo de cálcio pode mesmo originar complicações na saúde materno-fetal na gravidez.
2. Permanecer deitada após o ato sexual aumenta as hipóteses de engravidar
Verdade. Permanecer algum tempo deitada após as relações sexuais pode ajudar a engravidar.
Um estudo levado a cabo por investigadores holandeses observou que as mulheres que permaneciam deitadas após a inseminação artificial obtiveram uma taxa de fertilização bem-sucedida mais elevada.
Este estudo concluiu que 27% das mulheres que permaneceram deitadas durante 15 minutos após o procedimento conseguiram engravidar contra os 17% que não o fizeram.
3. Se já tive um filho não terei dificuldade em engravidar de novo
Mito. Não há forma de garantir uma gravidez bem-sucedida mesmo quando já tem filhos.
A facilidade com que um casal consegue conceber varia ao longo do tempo, por vários fatores, sem que a pré-existência de filhos interfira no processo de uma nova fecundação.
Se tem menos do que 35 anos e está a tentar engravidar sem sucesso há um ano, talvez esteja na altura de procurar ajuda médica (6 meses se tem mais do que 35 anos de idade).
4. Beber álcool reduz a fertilidade masculina
Verdade. O consumo de álcool pode afetar a fertilidade quer no homem quer na mulher.
5. É preciso ter relações sexuais todos os dias para conseguir engravidar
Mito. Identificar o seu período fértil a cada ciclo menstrual, e ter mais relações sexuais durante esse período de tempo, é sim uma forma natural de aumentar as suas hipóteses de engravidar.