Mal se confirma a gravidez e que tudo está bem com o bebé, o próximo passo a dar, para a maioria dos pais, é encontrar a resposta à pergunta: é rapaz ou rapariga?
Quando só era possível saber o género do bebé ao nascer, construíram-se múltiplos mitos e crenças à volta do tema e que ainda hoje perduram na nossa cultura popular.
Nesses tempos, todos se propunham a adivinhar o sexo do bebé com base em observações tão simples como a forma da barriga da mãe ou pelo tipo de incómodos que sofria durante a gestação.
Claro que nenhuma destas estratégias está comprovada, mas pode sempre tentar a sua sorte (afinal a probabilidade de errar é só de 50%!) e seguir o seu instinto…
… o tipo de alimentos ingeridos pela mãe
Se a sua dieta for constituída maioritariamente por produtos salgados, está grávida de um rapaz; se consumir mais alimentos lácteos, de uma rapariga.
… o teste do fio com uma agulha ou com a aliança do casamento
Suspenda por cima da barriga um fio com uma aliança de casamento ou uma agulha. Se o objeto se mover em círculos está grávida de uma menina; se se movimentar para a frente e para trás, vai ter um menino.
… os desejos da mãe
Se preferir alimentos amargos, está grávida de um rapaz; se desejar alimentos doces, está à espera de uma menina.
… a forma da barriga
Se a sua barriga é bem redondinha, como uma bola, vai ter um menino; se for mais alongada, como uma melancia, está grávida de uma menina.
… a posição da barriga
Se a sua barriga estiver mais subida, está grávida de uma menina; se estiver mais descaída, está à espera de um menino.
… os enjoos matinais
Se os enjoos matinais são severos, está grávida de uma rapariga.
… o nariz da mãe
Se o seu nariz alargou desde que está grávida, vai ter um rapaz.
… pés frios e problemas na pele
Se nota os pés mais frios desde que está grávida, está à espera de um menino; se tem problemas na pele, está grávida de uma menina.
… o peso do pai
Se o pai engordou durante a gestação, está grávida de um menino.