A tosse representa a expulsão violenta e súbita do ar das vias aéreas inferiores, o que protege os pulmões contra a aspiração e promove o movimento de secreções e outros constituintes das vias aéreas inferiores para a faringe e boca.
É um ato reflexo que funciona como um mecanismo de defesa, que permite a remoção de substâncias estranhas ou irritantes, secreções patológicas, corpos estranhos.
Tosse: causas, sintomas e tratamento
Uma irritação e/ou infeção da via aérea e/ou dos pulmões podem causar tosse. Esta serve como um reflexo protetor para impedir que o muco e/ou o pus se acumulem nos pulmões.
Tossir é apenas um sintoma, pelo que é importante procurar a sua causa. O que procurar?
- Corrimento nasal, dor de garganta e febre;
- Alergia ou irritação da garganta;
- Um gotejamento nasal mais intenso à noite quando a criança está deitada;
- Tossir, por vezes, pode ser um sinal de problemas pulmonares. Acompanha-se geralmente de respiração rápida e a tosse pode significar que há uma pneumonia, particularmente se a criança tem febre. Em crianças com asma, a tosse pode ser o único sintoma que os pais notam;
- Crianças jovens podem inalar objetos pequenos, como brinquedos, amendoins (muitas vezes não notado pelos pais). Isto pode produzir problemas imediatos ou pode resultar só numa tosse e/ou pieira crónicas;
- Na laringite estridulosa, a tosse é semelhante ao “latido da foca” e pode associar-se a estridor (som áspero), a movimentos torácicos exagerados e a angústia.
Causas
- Alergia;
- Infeções respiratórias provocadas por vírus e/ou bactérias;
- Bronquite crónica;
- Exposição a irritantes (fumo do tabaco);
- Inalação de corpos / poeiras:
- Alguns medicamentos hipertensores.
Mas a tosse também pode indicar situações graves, por exemplo, quando surge com sangue, quando é acompanhada por dificuldades respiratórias ou aceleração da respiração ou quando é crónica e com outros sintomas, como perda peso.
Tipos
-
Tosse produtiva
Com expetoração (que a criança pode não conseguir deitar, mas engolir), com origem nos brônquios. Este tipo é considerado útil para o organismo e não deve ser evitado, pois permite a eliminação de expetoração.
-
Tosse irritativa ou seca
Provocada por agressões à árvore respiratória. É irritativa, seca, repetida (a vulgarmente chamada “tosse de cão”). Pode excessiva, desgastante e incómoda. Nestes casos é considerada prejudicial e deve procurar ajuda especializada.
-
Tosse de origem alérgica
Parecida com a anterior, mas acompanhada de olhos a lacrimejar, espirros e pieira (som semelhante a um assobio, produzido pelo ar ao passar através dos brônquios quando estes estão inflamados).
-
Tosse noturna
Surge por acessos e corresponde ao deslizar das secreções dos adenóides para os brônquios.
Quando ir ao médico?
Alguns sintomas devem levá-la a procurar ajuda médica com brevidade:
- Respiração superficial e/ou rápida ou dificuldade respiratória;
- Lábios ou unhas azulados;
- Paragem respiratória, mesmo que momentaneamente;
- Espasmos que causam sufocação, uma cor azulada dos lábios ou vómitos persistentes;
- Expetoração com sangue ou muco;
- Tosse de início súbito numa criança que poderia ter inalado um objeto pequeno;
- Qualquer outra sugestão de inalação de corpo estranho.
Peça ajuda médica dentro de algumas horas se:
- Pieira;
- Tosse seca, espasmódica tipo “latido de foca” com evidência de dificuldade respiratória;
- Ligeiro aumento da frequência respiratória;
- Febre durante mais de 72 horas;
- Bebé com menos de 3 meses;
- Corrimento nasal amarelo ou esverdeado;
- Dor torácica;
- Vómitos repetidos.
Marque uma consulta para o seu médico se:
- Durar pelo menos duas semanas;
- Se interferir com o sono.
O que fazer para aliviar os sintomas?
1. O tratamento depende do tipo e da causa da tosse. Evite a exposição ao fumo de tabaco. Pode fazer uma mistura calmante, misturando quantidades iguais de mel (xarope de milho para crianças com menos de um ano) e de limão concentrado.
2. Oferecer líquidos mornos como chá de limão com mel.
3. A tosse devida a gotejamento nasal posterior é mais intensa à noite. Deverá fazer reforço hídrico (beber muitos líquidos), atmosfera húmida e aplicar soro fisiológico e/ou água dor mar esterilizada.
4. Poderá ser necessário usar descongestionantes antes de deitar.
5. Xaropes para a tosse (antitússicos) raramente são úteis, embora alguns expetorantes possam soltar as secreções.
Muito raramente, quando interfere com o sono, o trabalho, a educação ou causa vómitos ou dor torácica, poderá haver necessidade de prescrever medicamentos (apenas pelo pediatra porque estes podem diminuir a proteção que a tosse provoca).
Receita de xarope de cenoura
Bater a cenoura no liquidificador, coar na peneira e depois acrescentar mel e ferver até ficar um xarope ou cortar a cenoura às rodelas finas e adicionar açúcar mascavado.