Causas de dor, exsudado ou olho vermelho
- Infeção viral ou bacteriana (vulgarmente conjuntivite).
- Irritação (fumo, cloro das piscinas, sabão, perfumes).
- Alergia.
- Corpo estranho.
O que procurar?
Dor, exsudado ocular (nomeadamente pus), sintomas respiratórios (obstrução nasal, rinorreia (corrimento nasal), tosse), febre e sinais inflamatórios.
Peça ajuda pediátrica/oftalmológica imediatamente se:
- Inchaço ou vermelhidão peri orbitária (à volta do olho).
- Dor no olho.
- Perturbação da visão.
- Corpo estranho (não removível facilmente).
- Traumatismo ocular.
- Contacto ocular com substância química.
- Globo ocular nublado, sangrante ou com feridas.
- Exsudado purulento.
- Recém-nascido (idade inferior a 28 dias).
Peça ajuda pediátrica dentro de algumas horas se:
Exsudado seroso ou vermelhidão do olho que duram mais de uma semana e ausência de melhoria após três dias de terapêutica.
O que pode fazer?
- Se a causa é uma infeção bacteriana, limpe (com algodão embebido em soro fisiológico/água morna) e aplique antibióticos tópicos de 2 a 2 horas (enquanto a criança estiver acordada).
- Quando o olho começar a melhorar, pode diminuir a frequência para quatro vezes por dia. Para bebés pequenos, pode aplicar pomada quatro vezes por dia. Para infeções graves, aplique pomada e gotas ao deitar.
Evite o contágio: lave frequentemente as mãos (principalmente antes e após a colocação da medicação), evite coçar os olhos, use toalhas e almofadas separadas, não encoste o frasco das pomadas e colírios nos olhos e lave sempre as mãos antes e após aplicá-los, não use lentes de contacto enquanto estiver com conjuntivite ou quando utilizar colírios ou pomadas.
- Evite que a criança vá à escola durante pelo menos 24 a 48 horas após o início da antibioterapia (idealmente, só deve voltar ao estabelecimento de ensino quando já praticamente não aparecer pus ao acordar de manhã).
- Se a causa é uma alergia ou um agente irritante, tente evitá-los. No primeiro caso, poderá utilizar-se uma compressa de água filtrada fria (não gelada) e/ou um anti-histamínico.
- Se a causa é o contacto do olho com uma substância química, lave muito bem e imediatamente o olho e procure logo que possível o Pediatra/Oftalmologista (principalmente se há dor).
- Se suspeita de um corpo estranho no olho, pode tentar deslocá-lo com uma gaze macia ou um tecido suave. Se não conseguir, procure o Pediatra/Oftalmologista.
- Outra abordagem consiste em enxaguar abundantemente o olho com água corrente.
Publicado no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Fernandes. Centro Pediátrico de Telheiras – Pediatria do Desenvolvimento.