O que é a regurgitação?
A regurgitação é a subida de uma parte do conteúdo do estômago para o esófago e deste para a boca.
A regurgitação é grave?
Na maioria dos casos, as regurgitações do lactente (crianças até um ano de idade) são banais já que a “válvula” entre o estômago e o esófago ainda não funciona perfeitamente (imaturidade fisiológica), desaparecendo, deste modo, progressivamente no decorrer dos primeiros 18 meses.
Medidas dietéticas simples permitem diminuir eficazmente a regurgitação.
De qualquer forma somente o Pediatra do seu bebé pode aconselhar sobre as medidas que deve tomar e decidir sobre a necessidade de um tratamento médico ou da procura de uma eventual causa destas regurgitações.
Alguns conselhos práticos para lidar com a regurgitação:
- Alimente o bebé calmamente, sem pressas, esperando que ele arrote.
- Aumente o número de refeições, diminuindo a quantidade em cada mamada.
Na regurgitação evite:
- Grandes quantidades de alimento; não se inquiete se o bebé não terminar o biberão e não se sinta obrigada(o) a forçá-lo a acabar.
- Fraldas ou roupas demasiado apertadas.
- Uma atmosfera viciada em fumo de tabaco.
- Sumos de fruta (em crianças mais velhas).
Como deitar o bebé em caso de regurgitação:
Recomenda-se deitar o bebé de costas e não sobre o ventre. Contudo, apenas um profissional de saúde pode aconselhar a posição mais apropriada para o seu filho.
Se a regurgitação persistir consulte novamente o Pediatra. Pode ser necessário prescrever alguns medicamentos e realizar alguns exames complementares, nomeadamente pHmetria, endoscopias, radiografias, cintigrafias.
Publicado no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Fernandes. Centro Pediátrico de Telheiras – Pediatria do Desenvolvimento.