Lidando com alunos enlutados na sua turma. Lições adaptadas dos livros “Helping the Grieving Student: A Guide for Teachers” e “When Death Impacts Your School: A Guide for School Administrators”.
Como professor(a), tem a oportunidade de tocar a vida das crianças de uma forma muito especial. As suas acções terão um impacto vitalício. Quando uma morte influencia as vidas dos seus alunos, você e a sua escola, podem fazer a diferença ao criar um ambiente para a cura e o apoio.
Os passos seguintes ajudam a apoiar os alunos enlutados, bem como preparar a tua turma para fazer o aluno enlutado sentir-se confortável e apoiado.
1. Fale com o aluno antes de ele voltar
Pergunte-lhe o que quer que a turma saiba acerca da morte, do funeral, etc.
Se possível, telefone à família antes do aluno voltar à escola, de forma a que saiba que está a pensar neles e que quer ajudar a tornar o seu regresso à escola tão apoiado quanto possível.
2. Fale com a turma acerca da forma como o luto afecta as pessoas e encoraja-os a partilhar os seus sentimentos
Uma forma de fazer isto é discutindo outro tipo de perdas ou mortes que os alunos da turma viveram, e aquilo que os ajudou a superar.
3. Discuta quão difícil poderá ser para o seu colega de turma regressar à escola, e como eles podem ajudar
Pode pedir à turma ideias acerca de como eles gostariam que os outros os tratassem se eles estivessem a regressar à escola após uma morte, salientando diferenças nas suas preferências. Alguns alunos poderão preferir que os deixem sozinhos; outros querem a situação discutida livremente. A maioria dos alunos enlutados diz querer que todos os tratem da mesma forma que os tratavam antes. Geralmente não gostam que as pessoas sejam “demasiado simpáticas”. No entanto, apesar de os alunos dizerem que não querem estar no centro das atenções, também não querem que as pessoas ajam como se nada tivesse acontecido.
4. Providencie uma forma de a turma chegar ao colega enlutado e a sua família
Uma das formas de os alunos chegarem ao colega ou à sua família será através do envio de cartões ou desenhos fazendo-lhes saber que a turma está a pensar neles. Se alguns alunos da turma conheciam pessoalmente a pessoa falecida, podem partilhar recordações dela.
5. Providencie flexibilidade e apoio ao aluno enlutado após o seu regresso às aulas
Reconheça que o seu aluno terá dificuldade em concentrar-se e manter-se focado no trabalho escolar. Permita-lhe que saia da sala quando precisar de algum tempo de silêncio ou de isolamento. Assegure-se que o aluno tem alguém disponível com quem falar, tal como um conselheiro escolar.
Sins e nãos com alunos enlutados:
Sim ouça. Alunos enlutados precisam de um adulto seguro e de confiança que os ouça.
Sim siga rotinas. Rotinas providenciam uma sensação de segurança que é muito reconfortante para um aluno enlutado.
Sim defina limites. Só porque o aluno está de luto, não significa que as regras não se aplicam. Quando enlutados, os alunos podem ter lapsos na concentração ou demonstrar comportamentos de risco. Estabelecer limites claros cria um ambiente mais seguro para todos nessas circunstâncias.
Não sugira que o aluno está de luto há tempo suficiente.
Não mostre que o aluno deve ultrapassar a situação e seguir em frente.
Não aja como se nada tivesse acontecido.
Não espere que o aluno complete todas as tarefas dentro dos prazos.
Não diga coisas como:
- “Podia ter sido pior. Ainda tens um irmão.”
- “Eu sei como te sentes.”
- “Serás mais forte por causa disto.”
Tradução de documento original em http://www.dougy.org/grief-resources/death-impacts-your-school, por Madalena Pina. Este documento não segue o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.