Crianças felizes serão adultos saudáveis, revela um estudo da Universidade de Helsínquia, citado no Medical News Today. Além disso, as crianças com infâncias mais felizes e “casas menos descomplicadas” aprendem a controlar desde cedo a agressividade e impulsividade, o que faz com que na idade adulta tenham menos problemas a nível cardiovascular.
Crianças felizes serão adultos saudáveis
O estudo em causa inclui 3.577 crianças com idades entre os três e os 18 anos. Primeiramente, foi medida a situação socioeconómica, a estabilidade social, os comportamentos de saúde e os momentos de stresse dos pais.
Depois, e passados 27 anos, foram analisados os mesmos fatores em 1.089 crianças agora adultos.
Uma das conclusões indica que os menores mais felizes têm 14% de hipóteses de terem o peso normal na idade adulta, 12% de não serem fumadores e 11% de terem, no futuro, níveis de glucose mais saudáveis do que as crianças que tiveram infâncias menos felizes ou em famílias disfuncionais.
Laura Pulkki-Raback, uma das mentoras do projeto, alerta para o facto de as atitudes dos pais conseguirem moldar a personalidade e a saúde dos filhos, dando exemplos de pais com problemas de álcool ou drogas, que tendem a dar menos atenção aos filhos que, por seu turno, podem adotar hábitos menos saudáveis.
Crianças felizes serão adultos saudáveis, revela um estudo da Universidade de Helsínquia, citado no Medical News Today.