Brincar, jogar ou ter um passatempo são atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança já que promovem a aprendizagem, aumentam o pensamento reflexivo, a criatividade e contribuem para a construção de novos saberes.
Jogos educativos para crianças em idade pré-escolar
Brincar é um dos principais meios de expressão da criança que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo.
Para a criança em idade pré-escolar, os jogos são a melhor forma para a aquisição de novas aprendizagens e para o desenvolvimento das competências socioafectivas, morais e motoras.
Brincar com o seu filho também é uma oportunidade para o conhecer ainda melhor. Quando fazemos atividades com as crianças podemos observar como se movem, como se relacionam afetiva e socialmente e obter informação sobre as suas ideias, interesses e necessidades.
As crianças passam (ou deveriam passar) a maior parte do seu tempo a brincar. Criar espaços, proporcionar brinquedos adequados a cada fase do desenvolvimento da criança, diversificar atividades para que tenham a oportunidade de desenvolver de igual forma todas as suas potencialidades, para construir a sua identidade individual e coletiva, para questionar e construir a sua visão sobre o mundo, a natureza e a sociedade.
Jogos e brincadeiras que promovem o desenvolvimento cognitivo:
- Jogos de construção e de memorização (encaixe, blocos, plasticina, jogos de associações, puzzles);
- Jogos que desenvolvam a linguagem (trava-línguas, adivinhas, lengalengas, contar histórias, jogos imitativos, praticar a conversação, ouvir música);
- Jogos que desenvolvam o pensamento matemático e a lógica (anotar num calendários diário se está sol, chuva ou nuvens, desenhar os objetos dentro da sala, cantar e marcar as batidas com as mãos, contar os dias, brincar em diferentes posições: deitado, em cima, em baixo, de lado);
- Jogos que fomentem o gosto pela escrita (usar ambientes impressos, livros, cartazes, letras, revistas, jornais, gravuras, ilustrações, embalagens de brinquedos e alimentos).
Jogos e brincadeiras que promovem o desenvolvimento socioafectivo:
- Jogos que promovam a iniciativa, interação, regras e autonomia (jogos de tabuleiro, dramatização, desportos de grupo);
- Jogos que impliquem momentos de concentração (jogos de tabuleiro, contar histórias, construções, pintar);
- Jogos de grupo que envolvam socialização (dramatização, cantar, casa das bonecas, contar histórias, faz-de-conta, desportos de grupo);
- Jogos simbólicos (estimulo da imaginação e criatividade) e cooperativos (desenvolvimento da confiança mútua, espírito de equipa, partilha de objetivos) (faz-de-conta, jogos de equipa, pista de carros, dança das cadeiras, dominó, cabra-cega).
Bibiliografia consultada: Brinquedos e Brincadeiras de Creches – Manual de Orientação Pedagógica, Brasília 2012, Governo Federal – Ministério da Educação com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF