Porque chora o bebé ao nascer?
Nem todos os bebés choram imediatamente após o nascimento. Mas todos os bebés choraram em poucos segundos, se não forem prontamente aconchegados pelos braços da mãe. O bebé precisa de se sentir seguro.
Mal nasce, o obstetra aspira o nariz e a boca do bebé para limpar todas as secreções e desobstruir as vias aéreas do bebé facilitando assim a primeira aspiração de ar pelo bebé. O recém-nascido deve começar a chorar nos primeiros 30 segundos a 1 minuto de vida (O 1º dia de vida do seu bebé).
Chorar significa capacidade de respirar. E conseguir respirar significa viver. Se o bebé não chorar logo após o nascimento, será incentivado pelo obstetra a fazê-lo através de uma estimulação suave nas costas (fricção) ou nos pés (teste de APGAR, o primeiro teste que o seu bebé vai fazer mal nasça). Se o bebé não mostrar condições para respirar sozinho, será transportado de imediato para a unidade de cuidados especiais ao recém-nascido.
Os pulmões são o único órgão que só começa a funcionar efetivamente com o nascimento. Até lá, o bebé recebe todo o oxigénio de que necessita para viver através do corpo da mãe. Durante as últimas semanas no ventre, o bebé passou o tempo a engordar e a amadurecer os seus órgãos, entre eles os pulmões que se preparam gradualmente para respirar.
O choro do recém-nascido permite:
- Limpar e expulsar o líquido amniótico dos pulmões desobstruindo as vias respiratórias.
- Despoletar o arranque do trabalho do sistema respiratório através do espasmo dos músculos cardíacos.
- Receber de imediato o precioso oxigénio de que necessita para viver autonomamente.
Como tudo funciona:
Os pulmões nunca respiraram e, ao nascer, ainda estão cheios de líquido amniótico que os protegeu durante 9 meses. As glândulas da adrenalina, situadas mesmo acima dos rins, enviam adrenalina para todo o corpo. A adrenalina envia um choque aos pulmões e os músculos cardíacos entram em espasmo e o bebé respira pela primeira vez. A partir deste momento, os pulmões do bebé estão prontos para bombear o ar de que necessita para viver.
Chorar logo após o nascimento também é uma estratégia de sobrevivência básica de que a Natureza nos dotou para reduzir a possibilidade de passarmos desapercebidos e sermos ignorados num momento de total fragilidade e insegurança. É por isso uma forma de garantirmos a nossa sobrevivência, enquanto espécie, num meio completamente desconhecido, hostil, frio e
assustador.
Depois de o bebé viver 9 meses num meio desenvolvido especial e propositadamente para proporcionar as condições ótimas e todo o conforto para o seu desenvolvimento, nascer é um choque. Chorar é uma forma de comunicar, de dizer aos outros CHEGUEI! Estou aqui! Cuidem de mim!
Depois do choro inicial dos primeiros minutos de vida, quando está alimentado e se sente reconfortado e seguro, o bebé tende a descansar e pode mesmo dormir durante algumas horas seguidas. Aproveite bem estes momentos!