O bebé aos 9 meses de idade
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 9 meses de idade.
Horas de sono diário: 11 a 15 horas
Aos 9 meses, o bebé adora comer com as mãos. Alguns bebés gatinham a grande velocidade e deslocam-se para todo o lado fortalecendo todos os músculos necessários para a próxima etapa: andar.
Adora puxar a toalha da mesa, abrir e esvaziar armários, espalhar tudo o que encontra, … esta fase é particularmente sensível em termos de segurança. Móveis, esquinas, fichas elétricas, tudo deve ser devidamente protegido e os objetos e substâncias perigosas arrumados em local vedado à criança.
As emoções e as relações sociais
- Linguagem e aprendizagem
- Diz palavras de duas sílabas: “mamã”, “papá”, …
- Distingue os familiares de pessoas estranhas.
- Tem noção do objeto permanente, começando a criar ligações emocionais com pessoas e objetos.
Competências motoras
- Senta-se sozinha por 10-15 minutos, e consegue sentar-se de lado.
- Move-se na posição de gatas, consegue alterar a posição das pernas, alongar-se para alcançar algum objeto ou para transferir os braços para um apoio mais elevado.
- Depois de estar de gatas estende os joelhos e apoia-se apenas nos pés, apesar de não se manter nesta posição.
- Desloca-se rolando ou rastejando, podem gatinhar, mas alguns só o fazem a partir dos 10/11 meses.
- Alcança brinquedos de encaixe, mas ainda não consegue voltar a coloca-los no sítio.
- Nesta etapa é bi-unidestra (consegue transferir os objetos de uma mão para a outra).
- Usa os braços para trepar e se colocar de pé, e aí fica com apoio.
- Em pé, para aumentar a estabilidade, para além de alinhar as pernas com a bacia, encosta o tronco contra a superfície de apoio.
- Desenvolve o equilíbrio em pé, volta a cabeça e o tronco para visualizar e explorar o ambiente.
- Aponta com o indicador.
- Procura e baixa-se para apanhar objetos.
- Ao final dos 9 meses leva bolachas à boca, mastigando.
- Coloca as mãos à volta do biberão ou copo.
Sinais de alarme
- Não se levanta sem apoio.
- Não estende os braços.
- Não levanta a cabeça.
- Sentado não usa as mãos para brincar.
- Não rola de decúbito ventral (de barriga para baixo).
- Permanece sentado e imóvel sem procurar mudar de posição.
- Assimetrias.
- Não transfere objetos de uma mão para a outra.
- Sem preensão palmar, não leva objetos à boca.
- Engasga-se com facilidade.
- Estrabismo.
- Não reage aos sons.
- Vocaliza monotonamente ou perde a vocalização.
- Apático.
- Não distingue familiares.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.