O bebé aos 11 meses de idade
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 11 meses de idade.
Horas de sono diário: 12 a 15 horas
As emoções e as relações sociais
- Compreende e imita regras e rotinas sociais.
- Manifesta carinho com abraços e mimos principalmente pelos pais.
- Já tem alguma individualidade e reconhece o seu nome.
- Começa a “dar”.
- Faz jogos de imitação.
- Obedece a ordens simples.
- Diz adeus e bate palmas.
Linguagem e aprendizagem
- Utiliza sons e tons diferentes para expressar sentimentos como a surpresa.
- Distingue padrões sonoros e palavras em qualquer língua. Irá aprender os sons e as regras das línguas a que estiver mais exposta.
- Ouve com atenção os adultos a falar e procura imitar sons e palavras.
- Consegue levar a colher à boca apesar de ainda estar a treina a coordenação mão/boca.
Competências motoras
- Começa a exercitar grupos musculares maiores, empurra os brinquedos e outros objetos, atira objetos intencionalmente, trepa e sobe para os móveis,…
- Senta-se sem ajuda e por iniciativa própria.
- Consegue gatinhar e andar agarrado às coisas. Nem todos os bebés gatinham, o que não significa que não tenham a capacidade de o fazer.
- Alguns bebés começam a dar os primeiros passos agarrados ao adulto ou aos móveis.
- Domina alguns movimentos finos, como a pinça com os dedos e o polegar.
- Ao trazer-se para de pé utiliza mais as pernas, empurrando-se.
- Equilibra-se em pé por uns instantes.
- Enquanto uns bebés iniciam cedo a estarem de pé sozinhos e a darem o seu primeiro passo, outros iniciam os passos antes de conseguirem manter-se sozinhos em pé. O primeiro passo pode ser um desafio e exigir toda a concentração por parte da criança, pelo que a motivação dos pais quando a criança começa a fazer as primeiras tentativas e muito importante.
- Bebe por um copo com pequena ajuda. Segura na colher, mas não a usa.
- Aponta para os objetos que pretende.
- Ajuda a vestir-se, dando a mão ou o pé.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.