Principais marcos do desenvolvimento da criança aos dois anos
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 2 anos de idade.
- Cérebro: tem cerca de 80% do seu tamanho em adulto
- Dentição: a primeira dentição completa-se.
- Peso médio: meninos: 15kg; meninas: 10,5kg
- Estatura média: meninos: 91cm; meninas: 81cm
- Perímetro cefálico: meninos: 48,8cm; meninas: 47,8cm
- Horas de sono diário: 11-14 horas
A criança deixa de ser um bebé grande e torna-se numa criança. Cada vez mais sociável mas também independente, desenvolve um sentido cada vez mais forte de identidade pessoal. Entra na idade dos porquês. A sua imaginação está no auge originando muitas questões e criando novos medos.
As emoções e as relações sociais
Os brinquedos são percecionados como uma extensão do seu corpo e, por isso, tem dificuldade em partilhá-los. Ainda muito virada para si e dentro do seu mundo, prefere brincar sozinha, com os seus brinquedos, no seu espaço.
Ainda não compreende o conceito de esperar pela sua vez. Quando as coisas não acontecem de acordo com a sua vontade, pode recorrer à birra para a afirmar. Começa a relacionar causa e efeito. As regras e rotinas são uma forma de transmitir alguma estabilidade ao seu pequeno mundo em rápida transformação.
Pode demonstrar alguma timidez e reserva em relação à presença de estranhos. Apesar de poder já estar integrada na cresce, a separação dos pais ainda é motivo de ansiedade.
Linguagem e aprendizagem
Domina um vocábulo de 50 a 300 palavras e usa verbos e adjetivos em frases até 4 palavras. Como a sua mente anda mais rápido que do que a sua capacidade de verbalizar palavras e pensamentos, tropeça em algumas palavras.
À medida que descobre a relação causa/efeito, ganha capacidade de concentração e consegue seguir instruções simples e objetivas. A imaginação está no auge. Adora que lhe leiam histórias e explorar as personagens.
O pensamento abstrato começa a desenvolver-se. Brincar ao faz de conta é uma das suas brincadeiras preferidas. A representação de papéis, brincar na “casinha” e às profissões e resolver pequenos problemas são algumas das estratégias que permitem afinar esta competência.
- Identifica o género (feminino/masculino).
- Nomeia pelo menos uma cor.
- Nomeia partes simples do corpo humano.
- Reconhece membros da família e objectos comuns.
- Distingue tamanhos (grande/pequeno).
- Fala para ela própria enquanto brinca.
- Pode apresentar uma “gaguez” natural, quando excitado com algum acontecimento, repetindo palavras completas.
- Começa a usar o passado.
- Usa frases simples do tipo sujeito-verbo-objecto.
- Envolve-se e estabelece contacto ocular durante as conversações.
- Demonstra as suas frustrações através das palavras e menos com “amuos” e choro.
- Quer mostrar coisas ao adulto e obter a sua atenção constantemente, usando palavras: “Olha!”.
Competências motoras
A criança descobre tudo aquilo que o seu corpo é capaz de fazer: salta, corre, trepa,… o desenvolvimento motor acompanha e alimenta toda esta atividade física.
- Afina as suas competências motoras finas (ações que exigem uma maior coordenação entre mão e o olho).
- Preferência por uma mão (definição da lateralidade).
- Imita o rabisco circular (pode fazê-lo espontaneamente), bem como linha vertical (após demonstração).
- Gosta de ver livros, reconhecendo detalhes e nomeando algumas figuras.
- Vira uma página de cada vez.
- Pode ser testada a visão binocular (2 olhos em simultâneo).
- Corre com segurança evitando obstáculos.
- Sobe e desce escadas com os dois pés no mesmo degrau, apoiando-se no corrimão/parede.
- Este é o momento ideal para experimentar várias atividades físicas e desenvolver o gosto pela atividade física.
- Pega num lápis para desenhar, agarrando-o com todos os dedos, pega num copo com as duas mãos, usar uma colher.
Sinais de alarme
- Não puxa bonecos por um fio.
- Não anda.
- Não sobe escadas.
- Deita os objectos fora.
- Não constrói nada.
- Não faz frases de 2 palavras.
- Não parece compreender o que se lhe diz.
- Não pronuncia palavras inteligíveis.
- Estrabismo.
- Não segue instruções com um passo.
- Não se interessa pelo que está em seu redor.
- Não estabelece contacto ocular.
- Não procura imitar.
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- O bebé com 1 ano e 9 meses (21 meses)
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.