Principais marcos do desenvolvimento da criança aos 5 anos
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 5 anos de idade.
- Cérebro: tem 90% do tamanho do cérebro adulto
- Dentição: os dentes permanentes começam a empurrar os dentes de leite
- Peso médio: meninos: 22,50 kg; meninas: 14 kg
- Estatura média: meninos: 117 cm; meninas: 101 cm
- Perímetro cefálico: já não é medido
- Horas de sono diário: 10-13 horas
As emoções e as relações sociais
Aos 5 anos, a criança consegue controlar melhor as suas emoções e compreender as necessidades dos outros. Estas competências são muito importantes para se relacionar com os outros, não só em casa mas também na escola. A responsabilidade e a organização são outras competências a reforçar na escola e em casa com a atribuição de pequenas tarefas e papéis.
Com esta idade, a criança reconhece-se como um ser independente, com uma personalidade própria e distinta. Esta autoconsciência traz consigo o sentido de autocrítica, de individualidade e de autoconfiança. Na escola, apesar de poder ter um ou dois “melhores amigos”, ainda privilegia a amizade de todos e as atividades desenvolvidas em grupo.
Linguagem e aprendizagem
Aos 5 anos, a criança desenvolveu a noção temporal e consegue estruturar o tempo em dias, semanas, meses e anos.
Gradualmente, começa a compreender o significado das palavras, integrando-o nos diferentes contextos em que as utilizada. A evolução da linguagem, a constante aquisição de novo vocabulário (nesta fase composto por cerca de 2000 palavras) e a aplicação correta das palavras, obrigam a criança a compreender o significado e, por vezes, o duplo significado das palavras. Esta necessidade muda o discurso da criança. Agora não quer saber apenas o nome das coisas, mas qual o seu significado nos vários contextos em que são utilizadas.
Aos 5 anos, a criança já consegue distinguir o certo do errado, a verdade da mentira e desenvolveu a noção do que é justo ou injusto. Conta até 100, compreende os conceitos de mais alto, mais baixo, maior, mais pequeno e consegue organizá-los em séries: do primeiro ao último, do mais pequeno ao maior.
O contacto com os livros, contar histórias e brincar são formas de estimular o desenvolvimento das competências linguísticas e de aprendizagem. Aos 5 anos, criatividade da criança está no auge e começa a passar para o papel o que imagina. Os desenhos tornam-se mais complexos e com mais elementos.
- Vocabulário alargado e adequado às situações – incorpora novas palavras no discurso espontaneamente.
- Reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada.
- Capacidade de sinonímia e antonímia.
- Capacidade de categorização.
- Melhor pronunciação das palavras.
- Melhor memória auditiva.
- Estrutura frásica mais complexa.
- Participa em discussões de grupo, toma a sua vez de forma adequada em conversações.
- Tece comentários relativos aos tópicos que estão a ser discutidos.
Competências motoras
Aos 5 anos, a criança passa por uma grande transformação. Deixa de ser “bebé” e, nitidamente, cresceu. Independente, consegue fazer muitas tarefas sozinha, como tomar banho ou vestir-se.
Começa a interessar-se pelas letras e pelo desenho. Usa cores ligação cromáticas mais equilibradas, dá cambalhotas e constrói objetos tridimensionais com blocos ou legos. O desporto e as atividades físicas são as suas preferidas.
Corre, salta à corda, dança, toca um instrumento, joga à bola, anda de bicicleta, adora a água, … O exercício físico em conjunto com uma alimentação equilibrada são excelentes heranças para o seu futuro.
Sinais de alarme
- Não consegue andar numa linha.
- Não copia uma cruz.
- Estrabismo ou suspeita de défice visual.
- Não segue ordens com dois passos.
- Não usa frases gramaticalmente corretas.
- Linguagem incompreensível, substituições fonéticas, gaguez.
- Excessivamente medroso, tímido ou agressivo.
- Não consegue separar-se dos pais.
- Não se interessa em brincar com outras crianças ou usar imaginação ou imitação no jogo.
- Não responde aos adultos.
- Hiperativo, distraído, difícil concentração.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.