A criança aos 6 anos
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 6 anos de idade.
Aos 6 anos de idade, a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal. A entrada na escola traz novas responsabilidades e anseios e exige uma forte capacidade de adaptação. A criança entra numa nova etapa do seu desenvolvimento.
Com a escola, vêem as atividades extra curriculares que proporcionam o desenvolvimento de novos centros de interesse e são uma oportunidade para se relacionar com outras crianças, interagir com novos ambientes e ocupar os tempos livres de forma ativa e estimulante. Esta diversidade ajuda-a a construir novas imagens do mundo e a perceber que existem várias realidades e formas de fazer a mesma coisa.
O uso das novas tecnologias poderá ser usado nas tarefas escolares mantendo-se, contudo, sujeito a regras claras de utilização. As brincadeiras “tradicionais” de criança, farão toda a diferença no desenvolvimento do seu futuro adulto. Também é importante não esquecer que as crianças precisam de tempo para “não fazer nada“. Esse tempo ajuda-a a desenvolver a criatividade, pois tem necessidade de inventar coisas novas para se entreter.
As rotinas das refeições e de dormir continuam a ter uma importância fundamental para a estruturação da vida da criança. A estas, junta-se a hora para praticar as novas aprendizagens escolares.
Horas de sono diário: 9 a 11 horas
As emoções e as relações sociais
- Com 6 anos, a criança está completamente integrada nas atividades familiares e deve ter a responsabilidade de desempenhar pequenas tarefas como pôr os talheres na mesa, regar as plantas, dar de comer ao gato, ajudar em pequenas coisas nos cuidados a um irmão mais novo, entre outras.
- Com a integração na escola, forma novas amizades e desenvolve novos interesses.
- Com o desenvolvimento das relações de amizade, pode começar a pedir para passar a tarde na casa de amigos.
- Gosta de brincar em grupo. A participação em jogos ajuda a promover a sua personalidade (aprende a saber lidar com a timidez, a submissão, a vaidade, a liderança).
- Precisa de se sentir apreciada pelo adulto, de ser reconhecida e apreciada por ele.
- Mostra que já tem opinião e vontade próprias.
- Pode fazer algumas birras quando a sua independência é ameaçada ou quando sente a pressão de um elevado nível de restrição.
- Mostra que é capaz de fazer escolhas e que gosta de ser incluída nas decisões que lhe dizem diretamente respeito.
- Diz claramente o que quer e o que não quer fazer.
Linguagem e aprendizagem
- Vocabulário alargado e adequado às situações – incorpora novas palavras no discurso espontaneamente.
- Reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada.
- Capacidade de sinonímia e antonímia.
- Capacidade de categorização.
- Melhor pronunciação das palavras.
- Melhor memória auditiva.
- Estrutura frásica mais complexa.
- Participa em discussões de grupo, toma a sua vez de forma adequada em conversações.
- Tece comentários relativos aos tópicos que estão a ser discutidos.
- Sabe o nome completo, a idade, morada e habitualmente a data de nascimento.
- A partir dos 6/7 anos vai conseguindo ler sozinha.
Competências motoras
- Consegue chutar uma bola em movimento.
- Quando se aproxima dos 7 anos, é capaz de atirar uma bola pequena com precisão e também de a agarrar com uma mão.
- Fica num pé 8-10 segundos com os braços cruzados.
- Salta sem esforço, com os cotovelos fletidos, “aterrando” no solo com a zona plantar anterior dos pés.
- Salta alternadamente num pé (numa distância de 2-3 metros).
- Galopa com toda a coordenação.
- Desenvolve preensão complexo de utilização da tesoura. Dedo médio no buraco inferior, dedos cubitais fletidos, indicador estabiliza parte inferior da tesoura.
- Manipula o papel durante a utilização da tesoura.
- Roda a caneta na mão para usar a borracha.
- Participa em jogos de mesa e jogos de computador com regras.
- Participa em jogos competitivos e cooperativos.
- Transporta um copo sem derramar o conteúdo.
- Consegue atar um nó de vestido à frente.
- Ata laços traseiros.
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.