Aveiro é uma cidade bonita e calma, perfeita para um dia de passeio. E o que pode fazer em Aveiro com crianças? Muitas coisas! Perca-se com os miúdos nas ruas enfeitadas, leve-os à Ponte do Amor e deixe lá uma fitinha de recordação, dê um passeio de Moliceiro ou Tuka Tuka e, claro, prove os ovos moles (mesmo que não seja a primeira vez)!
Passeio de Moliceiro ou Mercantel
No centro de Aveiro, no Jardim do Rossio, são várias as empresas turísticas que fazem o passeio de Moliceiro ou Mercantel pelos canais principais da ria. O passeio de Moliceiro dura 45 minutos, é interessante e giro e até os peixinhos aparecem, para delícia dos mais pequenos.
A viagem é acompanhada por um guia que no decorrer de todo o percurso vai contando um pouco da história de Aveiro de uma forma bastante divertida. Assim, durante todo o passeio os miúdos vão aprendendo mais sobre a cidade de uma forma interessante e interativa.
Saiba mais sobre os passeios de Moliceiro ou Mercantel, aqui: Aveiro Emotions
Passeio no comboio turístico de Aveiro, o Tuka Tuka
O Tuka Tuka, um comboio que faz passeios turísticos por Aveiro, está sempre a partir e a chegar! Passa pelos principais pontos de interesse da cidade, um deles as salinas. Pode apanhar o Tuka Tuka no Largo do Rossio. A viagem demora 45 minutos no total. Alguns operadores turísticos oferecem um desconto na compra conjunta de bilhetes para o passeio de Moliceiro e Tuka Tuka.
Saiba mais aqui: Tuka-Tuka
Praça do Peixe
Uma bonita praça, com uma construção que é um exemplar único da arquitectura de ferro em Aveiro. Nesta praça não faltam opções para refeições de todo o género. Bonitas esplanadas convidam a um almoço demorado. Aqui o peixinho fresco brilha e reina, mas existem restaurantes para todos os gostos.
Salinas de Aveiro
No Ecomuseu Marinha da Troncalhada, um núcleo museológico ao ar livre, fica-se a conhecer os métodos de produção artesanal de sal. Neste local pode também explorar a paisagem, fauna e flora locais, assim como ficar a conhecer as tradições seculares ligadas à produção do sal. A produção do sal é sazonal e depende também das condições climatéricas. Normalmente entre a segunda semana de julho e o principio de setembro é possível ver a produção de sal nas salinas.
O Ecomuseu pode ser visitado de forma independente, todos os dias, mas também pode ser solicitada uma visita guiada. Se tiver interesse numa visita guiada deve solicitá-la com 48 horas de antecedência no Museu da Cidade. A visita guiada tem um custo simbólico.
Saiba mais aqui: Ecomuseu Marinha da Troncalhada
Parque da Cidade ou Parque Infante D. Pedro e Parque de Santo António
Também no centro de Aveiro, junto ao Cais dos Moliceiros, encontra um enorme espaço verde, o Parque da Cidade de Aveiro ou Parque D. Pedro, agora ligado por uma bonita ponte pedonal ao Parque de Santo António. Aqui encontra uma extensão de relvado e árvores, com lagos e fontes para um bonito e relaxante passeio a pé ou de bicicleta. Os dois parques possuem parque infantil para as crianças.
Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro
Se tem um pequeno cientista em casa, passe pela Fábrica e deixe-o arregaçar as mangas e meter a mão na massa. Na Fábrica todos são convidados a aprender, brincando.
Saiba mais aqui: Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro
Buga
Se os miúdos forem crescidos, aproveite para dar uma volta na BUGA, a bicicleta de Aveiro. Aproveitando a cidade plana, pode pedalar na BUGA por todos os recantos, ao lado dos canais. Encontra vários pontos de levantamento da BUGA na cidade e pode devolvê-la em qualquer um dos pontos de levantamento.
Saiba mais aqui: BUGA
Não pode sair de Aveiro sem andar de moliceiro, ver as salinas e provar os ovos moles! Não se esqueça: a Veneza de Portugal é uma cidade obrigatória para uma viagem em família.